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NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

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Pneus no verão — Dicas do Carlão ao caminhoneiro!

Como nós estamos iniciando o verão no hemisfério norte, portanto aos meus amigos caminhoneiros de Portugal e de toda a Europa, sem deixar de lembrar nossos amigos brasileiros que trafegam pelo trecho do Canadá e Estados Unidos.

Sei que os amigos que rodam pelo trecho sabem destes detalhes, mas nunca é demais dar mais uma dica!

No verão os pneus ficam mais vulneráveis aos imprevistos da estrada, pois com o calor excessivo do asfalto — acontece a expansão dos corpos — portanto tornam-se mais suscetíveis a cortes, furos, bolhas internas ou externas e explosões.

É um erro pensar que nada vai se passar, então precisamos observar alguns detalhes para evitar sermos surpreendidos, pois um pneu furado no meio do nada, poderá custar muito caro e comprometer futuras contas a pagar.

Pneus lisos — carecas — além de estarem fora da lei, estão mais sujeitos a acidentes.
Os pneus do lado direito do caminhão estão mais sujeitos a sofrerem problemas por andarem colados no acostamento e com os movimentos do caminhão, geralmente transitam senão próximo quase dentro do acostamento e, é nessa beirada da estrada onde estão pregos e parafusos soltos, portanto problemas que afetam o bolso do caminhoneiro.

Quando temos na carreta ou no caminhão 2 ou 3 eixos, os pneus que mais sofrem danos são os de atrás, pois o pneu da frente levanta o objeto cortante e o de atrás os agarra. Então sugerimos que os melhores pneus estejam de preferência no 2º., e no 3º. Eixo.
A profundidade mínima na ranhura dos pneus deve ser de 2 milímetros! Andar abaixo dessa medida será como jogar dinheiro pela janela do possante!

Os pneus da frente — da direção — são sagrados, precisam estarem praticamente novos, pois qualquer dano a esse pneu, o condutor perderá muito mais do que um dia de trabalho.

Uma boa prática é ter um “estepe ou sparing” portanto um bom reserva para os pneus do volante — um seminovo — com 60 a 100% de borracha trabalhando escondido entre os pneus da carreta.
Se deixarmos um seminovo solto ou acorrentado abaixo da carreta, rapidamente o amigo do alheio irá levar até a corrente! Assim esse pneu seminovo dará segurança e tranquilidade ao condutor para trabalhar, pois está preparado para um possível imprevisto!

É bom ter também mais um reserva acorrentado no porta-pneus abaixo da carreta, que tenha pelo menos 10 a 20% de capacidade de uso para situações de extrema emergência.
Uma outra medida de segurança é trocar os pneus da frente por pneus novos no máximo de 50 a 60 mil quilômetros de uso, assim os pneus seminovos são transferidos para a carreta, pois os mais usados da carreta possivelmente poderão serem recauchutados e utilizados no caminhão.

Falei e disse!
Carlão,
vosso amigo correndo caminhos!

Nosso "Devagar se vai mais longe" lembra aos caminhoneiros
Quando acontecer a explosão de qualquer pneu principalmente os frontais nunca pise nos freios, simplesmente utilize os freio de mão, pois o efeito da parada forçada acontecerá através dos eixos da carreta, que manterá todo o caminhão em linha reta.
Lembre, se estourar um pneu, utilize os freios de mão, olhe pelos espelhos, de as luzes direcionais e vá levando o caminhão para o acostamento, ou para um lugar seguro!
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