...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Micro bacias urbanas


Micro bacias "hidrográficas" urbanas são áreas específicas dentro das cidades, construídas para conter o volume de água que excede ao normal, podendo ser extremamente pequenas, médias ou grandes e em qualquer formato.

Podem ser represamentos do fluxo de águas provenientes de riachos, de chuvas, resíduos de águas domiciliares ou industriais, também tem a funçao de reter e manter o assoreamento longe, protegendo, bueiros, bocas de lobo, encanamentos de esgotos e águas de serviço. Mas o essencial das micro bacias "hidrográficas" urbanas  é dominar e drenar o fluxo das águas, manancial que deve ser tratado com zelo para não causar danos materiais ou físico as pessoas, portanto proteger a todos e a tudo, principalmente proteger a própria água de agentes agressores.

É sabido que, quase todas as grandes cidades pela sua mobilidade e segurança, seus solos estão praticamente impermeabilizados de concreto e ou asfalto, então o que fazer diante de algumas chuvas que danificam propriedades, causando prejuízos econômicos e algumas vezes ceifando vidas.


Mas, para quem vive em grandes metrópoles como por exemplo, a Cidade de São Paulo, sabe muito bem o que é a força das águas em uma forte chuva. E como não dominamos a natureza, não sabemos quando e onde irá chover, muito menos a quantidade de água que irá chover, precisamos estar preparados para recebe-la e drena-la em data, hora e quantidade indeterminada, mantendo canais e riachos limpos e em níveis toleráveis.

Mas o que fazer se a água é um líquido elementar e determinante à qualidade de vida, porém é escasso, e quando o recebemos da natureza o recebemos de forma irregular? Precisamos armazenar essa água e ir utilizando-a, ou liberando o excesso de forma técnica e ponderada. Uma das saídas é a construção de micro bacias hidrográficas na cidade, em locais protegidos de contaminações e de vândalos.

Na sequência vamos tentar citar o exemplo das Cidades de Fontana, Rancho Cucamonga e Ontário, na California, como modelo por possuirem um sistema de drenagem de "micro bacias" integrado entre cidades vizinhas. Lembramos que para efeito de comparação qualquer uma destas três cidades pode ser comparada com qualquer bairro da mega metrópole Cidade de São Paulo.

Vale lembrar que na imagem Google, percebe-se claramente que em cima, no lado direito, há um leito de rio "seco", que se forma rapidamente assim que começa receber a carga de água proveniente de chuvas no “canyon” mais acima, iniciando um pequeno vale, onde a água segue rumo à cidade de San Bernardino, vale preservado e denominado como “Rio Santa Ana”, que irá acumular-se na Bacia Hidrográfica da Cidade de Corona.

Posição geográfica das Cidades de Fontana, Rancho Cucamonga e
Ontário, com a marcação em amarelo das micro bacias e
canais de escoamento e o deságue no vale do
Rio Santa Ana ao sul, no condado de Riverside

Posição geográfica das três Cidades de Fontana, Rancho Cucamonga e Ontário, em relação as Autoestradas 15, 210, 10, 60 e a 215. 
Posição geográfica das Cidades de Fontana,
Rancho Cucamonga e Ontario

Entre o norte e o sul da Cidade de Fontana, há uma ligeira diferença que oscila entre 15 a 25 graus, que pelo efeito da gravidade, o lado sul, sempre estará vulnerável a sofrer alagamentos devido aos morros  denominados "Jurupa Hills", que formam uma barreira natural a toda água proveniente do lado norte da cidade.
Vista panorâmica da cidade de Fontana

Ao norte das Cidades de Fontana e Rancho Cucamonga temos as Montanhas de San Bernardino, que nos períodos de inverno torna-se um bonito cartão postal, porém, no degelo, esse manancial precisa ser monitorado.
Montanhas de San Bernardino - outono - Rancho Cucamonta - CA
Cruzamento entre Milliken Ave  X Foothill Blvd (Rota 66)

E ao sul temos a Cidade de Ontário, que além de possuir um ótimo Aeroporto Internacional, possui o Shopping Center "Ontário Mills". Ontário é uma cidade com grandes magazines e industrias de grande porte, são importantes recursos que servem a população do sul da California, portanto precisam serem protegidos de possíveis alagamentos.
Aeroporto Internacional de Ontário by Google

Estrategicamente, algumas das micro bacias estão posicionadas no pé da montanha como pequenas barragens, além de proteger as cabeceiras, funcionam para reter o assoreamento que desce da montanha como enxurrada em alta velocidade. 
Micro bacias posicionadas na soleira da montanha
Neste ponto temos algo relevante, pois o poder público, através de um rígido código de obras, transferiu à iniciativa privada a obrigatoriedade de cuidar do manancial de águas dentro de sua área. Assim novas construções e novos loteamentos, somente são aprovados desde que estejam dentro de um intransigente código de obras. Cabendo a defesa civil a fiscalização de como essas micro bacias devem ser construídas, cuidadas e protegidas de agentes agressores, principalmente de vândalos.

Assim as micro bacias urbanas são reconhecidas como patrimônio da comunidade, e quando levadas a sério, elas harmonizam o local!

Exemplo 1 - Micro bacia - 6943 Citrus Avenue, Fontana - CA
micro bacia além de ser um mata-borrão natural, mostra uma de suas principais funções, que é reter o assoreamento antes de escoar suas águas, assim o processo de manutenção e limpeza da micro bacia cabe ao condomínio.
Micro "micro" bacia em novo loteamento 

 Exemplo 2 - Micro bacia "murada" - Oleander Ave X Brook Lane X Dawn Way, Fontana - CA
A micro bacia além de ser um mata-borrão natural, mostra uma de suas principais funções, que é reter o assoreamento antes de escoar suas águas, assim o processo de manutenção e limpeza da micro bacia cabe ao condomínio.
Micro bacia em novo loteamento

Exemplo 3 - Sierra lakes Parkway, Fontana - CA
Loteamento de alto padrão, com micro bacia ao centro como campo de golfe, localizada abaixo do nível das ruas. Além de embelezar e valorizar o bairro, previne alagamentos e a água armazenada poderá ser utilizada na irrigação do gramado. Aqui a natureza renasceu num terreno pedregoso e estéril e, a harmonia retratou a vida no local.
Campo de Golfe ou micro bacia? Ambos!
Loteamento de alto padrão, com micro bacia ao centro
como Campo de Golfe!

Exemplo 4 - Campo de Golfe como micro bacia 
 Novas construções, sejam residências ou empresas, os jardins podem ficar ligeiramente abaixo do nível do solo, que além de decorar e suavizar ambientes, funcionam como um mata-borrão de águas pluviais.
Campo de Golfe ou micro bacia? Ambos!

Exemplo 5 - Elm Street, Fontana - Micro bacia em construção
Novas construções estão sob rígido código de obras e periodicamente inspecionadas pela defesa civil.
Micro bacia em construção

Exemplo 6 - Elm Street, Fontana - Micro bacia concluída e urbanizada
Novas construções estão sob rígido código de obras e periodicamente inspecionadas pela defesa civil.   

Micro bacia concluída e urbanizada

Exemplo 6 - Elm Street, Fontana - Micro bacia concluída e visualizada por satélite na construção.
A micro bacia além de ser um mata-borrão natural, mostra uma de suas principais funções, que é reter o assoreamento antes de liberar suas águas, assim o processo de manutenção e limpeza da micro bacia pertence a empresa proprietária do armazém.
Micro bacia concluída e urbanizada e,
ao lado visualizada por satélite antes da construção.
O que parece ser um tambor, é o ladrão que somente
libera a água limpa, deixando o assoreamento no fundo.

Exemplo 7 - Micro bacia concluída / urbanizada e,
ao lado visualizada por satélite antes da construção
13250 Philadelphia Avenue, Fontana.
Obs.: Ao lado há um canal de escoamento e tecnicamente foi respeitado (sem águas invasoras).
Micro bacias hidrográficas urbanas são áreas específicas dentro das cidades, construídas para conter o volume de água que excede ao normal, podendo ser extremamente pequenas, médias ou grandes e em qualquer formato.
Micro bacia concluída / urbanizada e,
ao lado visualizada por satélite antes da construção.

Há empresas que, ao invés de contruir micro bacia aberta, tem a opção de construir reservatórios por debaixo do piso do armazém para utilização da água como águas de serviços, ou para irrigação e etc.

reservatórios por debaixo do piso de armazém em construção


 Micro bacias ao sul da Cidade de Fontana - água proveniente do norte - micro bacias para a proteção de residências e o comércio local - by satélite Google
 
Micro bacias - Cidade de Fontana 
em detalhe - visão da área interna by Google


Micro bacias - murada - ao sul da Cidade de Fontana, ao fundo os morros "Jurupa Hills", barreira natural de toda água proveniente do norte.
Micro bacia Cidade de Fontana 
em detalhe - área interna "com carga"


Micro bacias ao sul da Cidade de Fontana, ao fundo os morros "Jurupa Hills", que formam a barreira natural a toda água proveniente do norte.
Micro bacia Cidade de Fontana – canais da área interna

Micro bacia ao sul da Cidade de Fontana, no detalhe canais abertos na área interna
Micro bacia Cidade de Fontana 
em detalhe - canais da área interna
 Complexo micro bacia - Jurupa - Mulberry
13314 Jurupa Avenue, Fontana - CA
Micro bacia Jurupa by Google

Micro bacia Jurupa – Mulberry – Ao norte as montanhas San Bernardino
1 - Micro bacia Jurupa – visão externa
 
2 - Micro bacia Jurupa – Mulberry – Cerca lateral  

3 - Máquina de terraplanagem para limpeza do assoreamento
 
4 - Micro bacia Jurupa – Mulberry – área interna
4 - Micro bacia Jurupa – área interna

Complexo micro bacia Jurupa – Mulberry – degraus de alívio
Micro bacia Jurupa– degraus de alívio by Google

5a - Micro bacia Jurupa – Mulberry – vista da área interna dos escoadouros
Micro bacia Jurupa - vista da área interna dos escoadouros
 7 - Micro bacia Jurupa – Canal lateral oeste - Escoa a água procedente do norte da cidade

 6 - Micro bacia Jurupa – Escoadouro principal e cerca de proteção
6 - Micro bacia Jurupa - escoadouro principal
Micro bacia Jurupa – Canal lateral e escoadouro principal

8 - Micro bacia Jurupa – Canal duplo eliminador de turbulência 
- lado direito, escoa a água procedente do norte da cidade
- lado esquerdo, escoa a água procedente do escoadouro principal
8 - Micro bacia Jurupa - canal duplo eliminador de turbulência

Procuramos expor de uma forma simplificada o que são ”micro bacias hidrográficas urbanas”. Citamos como exemplo as cidades de Ontário, Rancho Cucamonga e Fontana, no sul da California, por estarem envolvidas e compartilhando o mesmo problema.
Nas autoestradas que circundam e cruzam estas três cidades, nota-se que a empresa mantenedora “CALTRANS”, está compromissada com o problema, pois, monitora e limpa sistematicamente os canais lindeiros coletores das águas pluviais, e atualmente está construindo canais e micro bacias em áreas lindeiras nas autoestradas do sul da California. 

Não jogue lixo, este encanamento
escoa ao oceano

Aviso em cima de bueiros e,
 bocas de lobo
O problema é que não chove muito na região do sul da California, particularmente nos condados de San Bernardino e de Riverside - porém quando chove, tudo pode acontecer ao mesmo tempo, criando um potencial de inundações.

Ambos condados têm consciência e mantém uma política compartilhada para esse problema, pois quando a água corre em excesso atinge ambas áreas ao mesmo tempo. O monitoramento é constante e nos períodos secos acentua-se a correção do sistema.
Finalizando, tal é a importância das micro bacias urbanas para qualquer cidade, que nos cabe o seguinte raciocínio, "o que é fartura hoje, amanhã poderá não ser".

O problema da coleta e aproveitamento dos mananciais de água é gravíssimo e, cabe não só às autoridades competentes, como também, a cada um de nós rever as formas de como proteger e despender moderadamente a água.


Micro bacias urbanas subterrâneas


São úteis para grandes cidades com problemas de espaço, porém há 2 problemas cruciais que podem inviabilizar qualquer projeto para micro bacias subterrânea.


1 - O lixo liberado desordenadamente, desde uma embalagem de bala até um colchão.
2 - Moradores de rua e/ou usuários de drogas que buscam abrigo.

micro bacia subterrânea
Praça das Bandeiras - RJ
Como para esses 2 problemas não há solução aparente, fatalmente em pouco tempo as micro bacias subterrâneas estarão soterradas de problemas.

Assim, destacamos a experiência da Cidade de Las Vegas, que pode ajudar outras cidades a tomarem uma decisão.

Abaixo da via principal conhecida como "strip" ou Las Vegas Boulevard, há um gigante túnel coletor que funciona como micro bacia urbana subterrânea, porém pela quase permanente estiagem na região, a população de moradores de rua buscam abrigo.
tunel de coleta de águas - Las Vegas Blvd
Bio Retenção – Captação de água – Baixo Impacto

"Nossos especiais agradecimentos a empresa Google por patrocinar o sistema de satélite, que tanto nos tem auxiliado em nossas pesquisas."

Micro bacias hidrográficas urbanas
por Wilson Candeias

Fontes:
(para informações apenas clique em cima do nome)

Você está preparado para uma inundação em sua vizinhança?
portuguêespanhol  -  inglês - ingles

Riverside - Storm water proctetion program
Riverside - Santa Ana River & city waterway cleanup
San Bernardino flood control
County San Bernardino Standart flood control-
County San Bernardino Standart Drawing

2 comentários:

  1. Bom e necessário artigo. As cidades brasileiras em sua grande maioria não tem estas bacias de contenção, fruto talvez da falta de bom emprego das verbas públicas por parte dos administradores.
    Carlos Yates



    ResponderExcluir
  2. É memso Carlos,
    Como seria bom se nossas autoridades fossem conscientes do flagelo que é a corrupção, com certeza não seria o descaso que são nossas grandes cidades.
    Por acaso você conhece o suborno que compradores cobram para decidir sobre uma compra? Aqui está um dos maiores focos de corrupção na compra de produtos, é na hora da compra, sejam serviços ou produtos. Seja em empresas, ou no serviço público, aqui o bicho pega. Nosso país é extremamente pobre de consciência e muito pequeno de miolo.
    Nós teriamos dinheiro para essas bacias tão bem lembrado por este blog, com certeza seriamos os melhores especialistas em evitar alagamentos do mundo, e teriamos os melhores hospitais e escolas do mundo. Joá
    Joana Brinco

    ResponderExcluir