...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Estradas inteligentes - estradas que brilham à noite - projeto desenvolvido na Holanda


O futuro das estradas recomeça aqui, este novo recurso em experiência é um novo divisor de águas desde a invenção dos olhos de gato em 1933.

Esta nova tecnologia está sendo estudada como marcas de solo num trecho de 500 metros  de uma pequena rodovia, na Holanda, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Amsterdã.

O processo de iluminação da tinta é parecido com o da energia solar. A pintura contém um pó que é carregado com a luz do dia e, lentamente, libera um brilho verde à noite, eliminando a necessidade de iluminação pública, energia que pode ficar armazenada e brilhando por um período aproximado de até oito horas.
.
Assim como Mister Percy Shaw em 1933, fortaleceu a ideia dos "olhos de gato" quando viu em placas de propaganda refletivas de vidro na porta de estabelecimentos comerciais. Este novo projeto foi desenvolvido pelo artista interativo Daan Roosegaarde, teve sua ideia inicial a partir de suas experiências em cenários e ambientes interativos de discotecas, onde os participantes geram a energia no palco e para evoluir a ideia, Mr. Daan associou-se com a empresa de engenharia civil e infraestrutura holandesa Heijmans.

Esta é uma inovação interessante, bonita e prática, especialmente quando tem chances de transformar plenamente o que existe atualmente, com a pista gerando a sua própria energia e ainda poderá abastecer carros elétricos em movimento.


Daan Roosegaarde ao ser entrevistado pela Rádio BBC sobre o projeto, disse:
"O governo está cortando iluminação pública à noite para economizar dinheiro, a energia está se tornando muito mais importante do que poderíamos ter imaginado há 50 anos. Estamos falando sobre estrada segura e auto sustentável num mundo mais interativo"

Esta tinta brilhante é ideal em locais onde a iluminação tradicional não existe ou simplesmente é difícil de colocar.

Esta apresentação inicial da pintura na Holanda tem tudo para mostrar a sua real utilidade, praticidade e segurança. Mas esta inovação ainda precisa nos mostrar que suas marcações sejam visíveis em clima mais severo, tais como os símbolos de neve marcados na estrada.

Além de ser testados quanto tão longe possa ser visto a noite, precisa ser pesquisado a resistência ao trânsito de pneus sobre eles, ou a visibilidade dependendo da hora, clima, temperatura e assim por diante.

Um outro teste é saber de como a pintura é sensível as altas temperaturas do verão ou as baixíssimas temperaturas do inverno.

No inverno, o símbolo em forma de floco de neve apareceria em temperaturas frias para deixar os motoristas conhecerem que a estrada pode estar em condições precárias de trânsito.

Apesar de ser apenas um estágio inicial que precisa ser mais pesquisado, mesmo assim, é um projeto interessante que vale a pena, pois abre um leque de alternativas que poderá revolucionar todos os conceitos atuais nos quesitos de sinalização, energia e segurança viária.   
Nos vídeos abaixo o autor também indica, que com a armazenagem de energia captada durante o dia, as estradas inteligentes em certos trechos, poderão reabastecer os veículos elétricos em movimento.
Neste vídeo o narrador afirma que além da pista gerar a própria energia e ser auto-suficiente o brilho pode durar até 10 horas

Outros trabalhos do Sr. Daan Roosegaarde
- pilares que reagem ao abraço -

Estes projetos são paisagens interativas que reagem sobre o comportamento das pessoas. Fibras que são iluminadas de acordo com os sons e o movimento das pessoas nas proximidades.

.
.
Poderá gostar de conhecer:
• História sobre olhos de gato - O Brasil foi um dos pioneiros em aplica-los
• Rotas de caminhões no trânsito urbano
Micro bacias urbanas / piscinões

Estradas inteligentes - Estradas que brilham a noite
Por Wilson Candeias

Fonte:
www.studioroosegaarde.net