...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Mercedes F 015 - O protótipo de carro que respeita pedestres - O futuro mostra sua face!

Num momento, em que as cidades estão repaginando seus espaços dedicados aos pedestres, tornando-as menos violentas, sincronizando velocidade com os semáforos inteligentes, onde os veículos inteligentes se comunicarão entre si e com esses mesmos semáforos. Poderá demorar muito tempo, mas muito se tem avançado no sentido de proteção à vida, onde não haverá espaços aos motoristas afoitos que não respeitam pedestres.


A Mercedes-Benz numa demonstração visionária, apresentou na feira mundial “Consumer Electronics Show – Las Vegas - Janeiro 2015“, o protótipo, em fase de TESTES, batizado de MERCEDES F015.


Tudo seria normal como de qualquer outro veículo, cheio de glamour, muito colorido, pessoas elegantes, e para nós passaria despercebido, mas nos chama a atenção, por tratar-se de um veículo autônomo, que entre muitos recursos futurísticos de segurança, identifica o PEDESTRE e o mais importante o RESPEITA.

Ao deparar com algum pedestre, seus dispositivos de segurança vão parar o veículo, e será projetada uma faixa de segurança no piso, para uma criança, um idoso, ou qualquer pessoa com dificuldades possam atravessar a via pública com confiança.

O mais importante, é que enquanto o pedestre estiver em seu campo de segurança, o veículo não destravará.
Dependendo da distância, o veículo também manterá o pedestre num campo de segurança, projetando um AVISO DE PARE no piso, bem defronte ao pedestre e o veículo não travará.
Quando num estacionamento sinaliza no piso onde irá estacionar.
Este veículo deixa de ser um mero transporte, considerado um refúgio, um espaço privado de bom gosto e conforto, numa situação de perigo aos seus passageiros, além de seus computadores se comunicarem com autoridades, poderá projetar no solo um feixe luminoso de SOS.
Não possui emissões poluentes, são iguais a zero!
Permite aos seus quatro passageiros sentarem-se frente à frente, em assentos giratórios, dependendo do uso do veículo.
Um prototipo de veículo capaz de caminhar sem motorista… e, ainda vem com volante, pois também por ser dirigido de forma manual.
Suas portas são panorâmicas com telas digitalizadas e seus recursos atendem pelo simples toque, além do GPS ser de alta precisão.


Com este sedã de luxo de auto-condução a Mercedes-Benz ilustra como o carro evoluiu, pois deixou seu papel de mero meio de transporte, e tornar-se um espaço reservado à privacidade. Numa nova forma de viajar, dando assim aos passageiros a liberdade de usar seu tempo na estrada de várias maneiras.


Primeiro teste em São Francisco - CA
Com um design futurista, este veículo ainda em fase de pesquisas, reúne luxo ultra moderno pelas ruas de Las Vegas - NV.
Hoje, neste projeto, já se pode imagina-lo para um futuro próximo, porém ainda estão pendentes das realidades tecnológicas e políticas do presente. Este é um carro que se parece com qualquer outro carro na estrada, pois também se pode dirigir manualmente. A Mercedes-Benz afirma ter-se libertado de muitas restrições, mas há uma em particular que quase a enlouqueceu, que é o pesadelo burocrático para a aprovação de carros de condução autônoma.

Google está pesquisando um veículo de condução autônoma de forma eficiente, que faz com que o motorista sai do ponto A ao ponto B, mas este projeto da Mercedes está tentando fazer algo que evoca uma resposta emocional. Basicamente, este protótipo é a interpretação de um carro num mundo pós-motorista. Assim, o motorista ao dirigir, não precisa olhar para-choques de outros veículos, ou para longe e sim desfrutar das pessoas que estão ao seu redor.

Definitivamente, este protótipo se comunica com o "futuro", o F 015 de codinome interno "Led Zeppelin", apresenta sinais sutis, como a colocação da antena GPS no teto com estilo corcunda.

Com portas traseiras no estilo suicida, mostram-se a ausência de pilares, sobrando mais espaços aos assentos giratórios e conforto para passageiros.

Tudo nele é automatizado, e é chamado por um aplicativo de "smartphone", abre e fecha as suas portas automaticamente, mas ainda em fase de pesquisas suas apresentações ainda são acompanhadas por um batalhão de engenheiros que a Mercedes trouxe da Alemanha e outros com base no Vale do Silício, assim podem mimar este protótipo como se fosse papel machê, pois atualmente, o F 015 ainda não é totalmente autônomo - precisa matrizes de beacons para definir seu caminho no pavimento circundante.

Mas o batalhão de engenheiros debruçados sobre este projeto, tem muito a pesquisar, pois o carro ainda reage mal à chuva e ao calor extremo. Portanto, um veículo para se pensar em ve-lo rodando pelas ruas no próximos 10 a 30 anos.
Autoridades, aqui está um protótipo que demonstra RESPEITO ao pedestre!

Mercedes F 015 - O protótipo de carro que respeita pedestres - O futuro mostra sua face!
Fonte: Divulgação by Mercedes-Benz

Poderá gostar de conhecer:
Google - Carro para deficientes visuais
Pedestres sempre tem o direito de passo
Misofonia - Um problema para motociclistas
► Devagar, pois sempre precisamos de algo

Nenhum comentário:

Postar um comentário