...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Estrada da Graciosa - Serra do mar paranaense - Por Arno Mario Müller

A Estrada da Graciosa é uma estrada do Estado do Paraná que interliga os municípios de Antonina e Morretes, situados na planície litorânea, ao município de Quatro Barras, situado no primeiro planalto paranaense, vencendo um desnível médio de 900 m constituído pelas escarpas da Serra do Mar.

Sua construção foi iniciada em 1854 por ordem do primeiro Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góis e Vasconcelos.

No seu traçado foi aproveitado parcialmente o Caminho da Graciosa que, por muitas décadas, foi usado por tropeiros que faziam o transporte de mercadorias entre o litoral e o primeiro planalto.

Até a década de 1960, a Estrada da Graciosa era a única via pavimentada do Estado do Paraná.

Nela passavam os caminhões carregados de madeira, erva mate e café vindos do interior do estado, passando por Curitiba e seguindo em direção aos Portos de Paranaguá e Antonina.

Além de seu valor histórico, a Estrada da Graciosa está inserida num dos últimos remanescentes da Floresta Atlântica localizados no trecho da Serra do Mar Paranaense, onde guarda toda a exuberância da natureza à disposição de todos.

Área que foi tombada pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em 25 de julho de 1986, com superfície aproximada de 386.000 ha.

Com a inauguração da BR-277 em 1969, a Estrada da Graciosa passou a ser usada apenas para fins turísticos.

Com o intuito de propiciar aos usuários paradas agradáveis de descanso ao longo da Centenária Estrada da Graciosa, o DER implantou e mantém a conservação de sete recantos que representam hoje uma ótima opção de lazer.

Via Graciosa - Serra do mar paranaense
Por Arno Mario Müller











































Poderá gostar de conhecer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário