...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Pedestre sempre tem o direito de passo

As regras sobre o direito de passo com o sentido comum e da cortesia nos ajudam a promover a segurança viária.

É importante respeitar o direito de passo de todos, especialmente dos pedestres.

O pedeste tem o direito de passo por um simples motivo, ele é a parte mais frágil no trânsito.

• Pedestre nunca de como certo que todos motoristas te darão o direito de passo.

• Motorista ceda sempre o direito de passo, principalmente quando isto ajude a prevenir choques.
Respeitar o direito de passo aos demais, não se limita a situações tais como;
ceder o passo aos pedestres nos cruzamentos com faixas de segurança, ou ter o cuidado para assegurar o direito de passo aos ciclistas e motociclistas.

O motorista deve acima de tudo, respeitar o direito de passo de todos, não violar as leis de trânsito, tais como;
não parar em um sinal de pare, ou num semáforo, dirigir acima da velocidade permitida, fazer manobras perigosas de linhas ou retornos ilegais.

As estatísticas nos mostram que as violações ao direito de passo, são as que causam uma alta porcentagem nos acidentes de trânsito.

• Motorista espere o pedestre chegar ao outro lado da via, porque ele poderá voltar repentinamente.


A segurança das pessoas é um assunto seríssimo. Um pedestre é uma pessoa a pé, ou quem usa um transporte como patins, patinetes, esqueite, etc., mas que não seja um ciclista.

Um pedestre também pode ser uma pessoa incapaz fisicamente, usando um triciclo, ou uma cadeira de rodas como meio de transporte.

Portanto, motorista dirija com precaução quando há pedestres muito próximos, pois eles podem cruzar repentinamente o seu caminho.

aguarde até que o pedestre tenha terminado a travessia
Os pedestres podem estar em risco quando eles caminham muito próximos de veículos híbridos e elétricos, porque esses veículos são silenciosos enquanto estão em movimento. Portanto, tenha muita atenção ao dirigir muito próximo aos pedestres.
Motorista respeite o direito de passo do pedestre, sempre pare quando haja pedestres atravessando numa esquina ou em outros locais, mesmo que estejam no meio da quadra, nas esquinas com ou sem semáforos, cruzamentos marcados ou não com listras zebradas.


Motorista nunca ultrapasse um veículo que esteja parado num cruzamento para pedestres. Um pedestre que você não possa ver, poderá estar atravessando a rua. Pare e somente siga quando todos os pedestres hajam cruzado a rua.

aguarde até que o pedestre
tenha terminado a travessia
Motorista a calçada é do pedestre; pare e olhe antes, jamais buzine, nunca dirija na calçada, exceto para entrar ou sair de uma garagem ou beco, mas não entre na mesma e nem pare sobre ela, ela pertence ao pedestre, nem tão pouco, saia de garagem, ou beco, desde que tenha a absoluta certeza de que não haja ninguém caminhando, nem tão pouco se atreva a buzinar.

• Devagar nos cruzamentos de pedestres, para não assusta-los e nem coloca-los em perigo. O pedestre não pode sentir-se ameaçado, lembre-se você está sentado confortavelmente e o pedestre não.

• Lembre, se um pedestre faz contato visual com você, ele está pronto para cruzar a rua, ceda o direito de passo.

• Permita ao pedestre o suficiente tempo para cruzar a rua, aos de idade avançada, aos pedestres com crianças, mas principalmente aos pedestres com deficiência, seja qual for a incapacidade física.

Importante:
O pedestre com deficiência visual depende do ruído do motor de seu veículo, por isso é importante que pare dentro de 1 metro de distância da faixa de segurança.

Aos motoristas de veículos híbridos ou elétricos devem ter em mente, que a falta de ruído do motor pode causar problemas ao pedestre com deficiência visual. Pare bem antes, de mais espaço antes da faixa de segurança.

Siga esta pista:
Quando um pedestre com deficiência visual trazer o bastão junto do corpo e retrocede do cruzamento, é um gesto que você poderá seguir adiante.

• Cruzamentos para pedestres

As faixas de segurança são a parte da rua que se reserva ao trânsito de pedestres, e em sua maioria, estão localizadas nas esquinas, muito embora haja algumas localizadas no meio da quadra, o motorista deve colocar atenção, pois sempre há pedestres prontos para atravessar em qualquer ponto da rua.


Então, deve-se recordar que o pedestre, por ser a parte mais frágil no trânsito, sempre tem o direito de passo, tenha ou não faixas de segurança.

As faixas de segurança para pedestres frequentemente estão marcadas em linhas brancas, nos cruzamentos de escolares podem estarem pintadas de amarelo.

Alguns cruzamentos exclusivos para pedestres, pode haver luzes intermitentes advertindo ao motorista que pode haver pedestre atravessando, então se há ou não pedestres atravessando, prepare-se para parar, muito embora as luzes estejam ou não intermitentes.

Motorista de sinal de luzes direcionais com pelo menos 30 metros de antecedência para orientar os pedestres.

Não invadir a faixa de segurança é passar confiança! 


Crianças aparecem do nada, e andam distraidamente, dirija defensivamente sempre preparado para o imprevisto.

Pedestres andam por todo lado, dirija devagar preparado para o imprevisto, uma boa saída é sair de casa 10 minutos mais cedo.

Dirija devagar, pensando no imprevisto, o pedestre sempre aparecerá do nada em nossa frente.

Respeitar a vida é um ato de cidadania!

Campanha de péssimo gosto, abusiva, ameaçadora e grosseira, uma real apologia a violência, é como  chamar o pedestre de idiota, é como dizer; sai da frente porque vou te passar por cima! 

Que tal humanizar nossas cidades, trocando a violência pela ajuda, com certeza nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos estarão em segurança e nossos hospitais terão tempo para outros tipos de atendimentos. 
Voluntários ou não trabalham por muito pouco e com resultados de gratidão.

Que tal humanizar nossas cidades, trocando a violência pela ajuda, com certeza nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos estarão em segurança e nossos hospitais terão tempo para outros tipos de atendimentos. 
Voluntários ou não trabalham por muito pouco e com resultados de gratidão.
Que tal humanizar nossas cidades, trocando a violência pela ajuda, com certeza nossas famílias, nossos amigos, nossos vizinhos estarão em segurança e nossos hospitais terão tempo para outros tipos de atendimentos. 
Voluntários ou não trabalham por muito pouco e com resultados de gratidão.
.
.
 .
 .
 .
 .
.
Motorista, gentileza gera gentileza, portanto de bons exemplos de respeito ao pedestre, porque daqui a pouco, você será o pedestre e como troco receberá exatamente a gentileza ofertada!