São vias urbanas (ruas ou avenidas) previamente estudadas e definidas como tal, que interligadas entre si, com acessos, permitem o trânsito livre ou com restrições, aos quais podemos denominá-las como “rotas ou corredores de caminhões”.
Vias expressas são rotas de caminhões por excelência - (para ver as fotos em forma de slide, de um clique em cima de qualquer uma delas)
Vias expressas como marginais, estradas ou autoestradas, são corredores que permitem o trânsito livre para veículos leves ou ao transporte pesado, articulados ou não, entre centros produtores, comerciais e ou consumidores. Portanto, são vias com a missão de interligar bairros, cidades, regiões ou estados entre si, que determinam a vida, a liberdade e o futuro de uma nação, ademais de, são soberanas como valor estratégico de um país.
Sem caminhões a economia de uma cidade pode entrar em
colapso
A maioria das cidades dependem
economicamente dos caminhões, portanto são prioritários para escoar a sua
produção agrícola, industrial, comercial ou por escoarem a demanda de portos.
É sabido também que algumas cidades nascem e sobrevivem ao redor de alguma estrada, tornando-se estratégicas nos serviços prestados, abastecimento dos caminhões e descanso de seus motoristas.
Assim na área urbana, caminhões precisam de ruas ou avenidas que permitam eventuais ultrapassagens ou manobras, e de bons estacionamentos para acomodá-los.
Assim na área urbana, caminhões precisam de ruas ou avenidas que permitam eventuais ultrapassagens ou manobras, e de bons estacionamentos para acomodá-los.
Mas, qualquer cidade por
mais modesta que seja seu tamanho, necessita definir caminhos específicos aos caminhões, sob pena de a qualquer
momento a cidade, involuntariamente, ter suas vias de trânsito "engarrafadas" no
direito de ir e vir dos demais.
Portanto o trânsito requer
especial atenção, com sinalização específica tanto para os caminhões como seus
habitantes.
Exemplos de Rotas de caminhões
Entendemos que os exemplos de Nova York não servem para Los Angeles, nem tão pouco para Paris, Tokyo, Lausanne, Roma, ou Aquidauana e Campo Grande, devido ao clima, a cultura e a legislação. Cada cidade tem peculiaridades diferentes, por exemplo, NY é uma cidade concentrada numa pequena área, e LA é uma cidade de incontáveis atividades econômicas espalhadas numa grande área.
Portanto, nosso Brasil com sua fronteira agrícola expandindo-se dia a dia, e com portos marítimos de norte a sul, ou seja, de Belém a Porto Alegre, possui diferenças climáticas irreconciliáveis, com estradas cansadas de tapa-buracos, necessitam de estradas focadas na segurança do “rei da estrada”.
Da mesma forma, cabe a cada cidade elaborar estudos técnicos e prévios de acordo com suas peculiaridades e criar o seu próprio modelo de rota de caminhões com horários focados no bem comum de seus habitantes.
Exemplos de Rotas de caminhões
Entendemos que os exemplos de Nova York não servem para Los Angeles, nem tão pouco para Paris, Tokyo, Lausanne, Roma, ou Aquidauana e Campo Grande, devido ao clima, a cultura e a legislação. Cada cidade tem peculiaridades diferentes, por exemplo, NY é uma cidade concentrada numa pequena área, e LA é uma cidade de incontáveis atividades econômicas espalhadas numa grande área.
Portanto, nosso Brasil com sua fronteira agrícola expandindo-se dia a dia, e com portos marítimos de norte a sul, ou seja, de Belém a Porto Alegre, possui diferenças climáticas irreconciliáveis, com estradas cansadas de tapa-buracos, necessitam de estradas focadas na segurança do “rei da estrada”.
Da mesma forma, cabe a cada cidade elaborar estudos técnicos e prévios de acordo com suas peculiaridades e criar o seu próprio modelo de rota de caminhões com horários focados no bem comum de seus habitantes.
Dicas que ajudam a definir rotas de caminhões
Para se escolher ou
determinar rotas de caminhões, requer que saibamos os benefícios e potenciais
transtornos com a passagem dos mesmos em determinadas vias públicas.
Com os caminhões se mantém
viva a dinâmica de uma cidade, tanto para levar como para trazer novos
produtos, assim tornam-se importantes porque as cidades escoam a sua riqueza.
• Hospitais são abastecidos
com produtos básicos de saúde;
• Mercados são abastecidos com
produtos alimentícios;
• Indústrias são abastecidas
com insumos básicos;
• E as cidades portuárias tem
nos caminhões uma das molas propulsoras de sua rotina.
Transtornos com a passagem de caminhões
Mas, não podemos descartar
os potenciais problemas ambientais presentes com a presença de caminhões.
Caminhões são veículos
grandes e por onde trafegam, em via de regra contaminam o meio ambiente com
poluição sonora, orgânica e química, vejamos,
• São barulhentos
Ao propagar ruídos, distorcem a acústica das residências causando o sofrimento da população, principalmente
aos que sofrem de Misofonia. Um estresse desnecessário que pode ser evitado.
• Gotejam resíduos de
óleo
Ao contaminar as vias
públicas, deixam as estradas e avenidas escorregadias e sujeitas a acidentes,
além dos resíduos irem para os bueiros e córregos com consequências
irreversíveis a natureza.
• Eliminam monóxido e dióxido de carbono
Contaminam a
atmosfera com gases venenosos que provocam doenças respiratórias e quando a saída do escapamento está direcionado ao solo, levantam
toda espécie de resíduos sólidos, contaminando ainda mais o ar. Poluição desnecessária, que envelhece o patrimônio público e enfraquece os habitantes.
• Há limites de peso para cada tipo de caminhão
Caminhões no trânsito, principalmente
quando em excesso de peso, podem causar a trepidação no solo, que geralmente danificam
pisos provocando rachaduras, infiltração de água e a consequente erosão no piso
de rolamento e no solo.
Com a trepidação, ainda existe
a possibilidade de danificar a estrutura de imóveis, que causam rachaduras, ou até
causar trincas em tubulações subterrâneas como água, esgoto, gás, ou de
produtos químicos existentes em vias públicas.
Questões que podem ajudar a definirem rotas de
caminhões
Para se criar rotas de
caminhões dentro de áreas urbanas, primeiro deve-se fazer alguns
questionamentos.
• Quais são as condições de
nossas ruas, avenidas ou autoestradas?
• Estão preparadas para
receber caminhões?
Identificar pontos de interesse dos caminhões
• Estacionamentos,
• Empresas transportadoras,
• Locais de abastecimento e
de manutenção de caminhões,
• Locais de entrada e saída
de caminhões (entrega e saída de mercadorias)
Identificar santuários de silêncio, pontos de
interesse dos habitantes
• Residências,
• Escolas,
• Bairros turísticos;
• Vias de interesse
histórico (casarões, museus, teatros e etc.,)
• Centros comerciais.
Mapa da cidade para determinar possível rota em área urbana
• Marcar em vermelho, zonas
de silêncio;
Cidade de Santos - SP Uma das mais belas cidades turísticas do litoral brasileiro. Com o sitema viário dedicado aos pedestres! |
Identificar saídas de estradas
• Saídas de estradas, geralmente é o ponto inicial de
uma rota urbana de caminhões.
Itens que devem ser conhecidos antes de iniciar o
desenho de uma rota urbana de caminhões
• Qual é a altura de pontes, viadutos, túneis se houver, pórtico de entrada e passarelas, que necessitarão de sinalização específica.
• Quais são os cruzamentos
ferroviários? Se houver necessitará de um volume maior de sinalização específica.
• Qual é a capacidade das
pontes e viadutos para suportar o peso de caminhões? Se houver necessitará laudo técnico.
• Quais são os horários de
pico e menor movimento em centros comerciais? Necessitará contagem técnica.
• Quais são as leis que
regulamentam o manuseio e transporte de produtos químicos dentro da cidade que
está planejando sua rota de caminhões?
• Há linhas aéreas de
eletricidade em baixa altitude?
• Há árvores ou coberturas de pontos de ônibus salientes da calçada para dentro da via estudada? Se houver árvores necessitará poda, caso haja alguma cobertura saliente necessitará remoção.
• Há árvores ou coberturas de pontos de ônibus salientes da calçada para dentro da via estudada? Se houver árvores necessitará poda, caso haja alguma cobertura saliente necessitará remoção.
Cidade de Santos - SP Uma das mais belas cidades turísticas do litoral brasileiro. |
Itens impeditivos para viabilização de uma rota de
caminhões
• Vias estreitas;
• Vias históricas;
• Vias turísticas;
• Altura de pontes,
viadutos, pórticos, passarelas e túneis;
• Laudos técnicos de pontes e viadutos com a capacidade para suportar
peso;
• Linhas aéreas, haverá
custos para remanejamento;
• Tubulações de alto risco, sujeitos a
trepidação.
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Vantagens de haver rotas de caminhões
• Segurança para os
habitantes (pedestres e motoristas);
• Limites de velocidade;
• Disciplinar o trânsito;
• Respeito a cidadania e a urbanização;
• Proteção ao meio ambiente;
• O motorista profissional e as empresas transportadoras são os grandes beneficiados;
• Com a definição das rotas, os produtos químicos ficam mais visíveis a vigilância;
• Autoridades de segurança,
como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ambulâncias, Polícia e órgãos de
trânsito podem reforçar a qualidade dos serviços.
• Qualquer cidade por mais
modesta que seja seu tamanho, necessita definir caminhos
específicos aos mesmos, sob pena de a qualquer momento a cidade, involuntariamente,
ter suas vias de trânsito "engarrafadas", isto é, inviabilizadas no direito de ir e vir da população.
• Com a entrada de apenas um
caminhão dentro da área urbana, é sinal de que a porta está aberta e outros
virão, portanto é a regra básica, para qualquer cidade organizar e ajustar o seu
sistema viário aos caminhões.
Como viabilizar o acesso de caminhões em ruas estreitas, pontes,
viadutos baixos, centros comerciais ou a zonas de silêncio, que não comportam
veículos grandes, pesados e barulhentos?
• Para adequar a entrada de veículos em centros comerciais, ouvir os principais envolvidos, comerciantes e empresas transportadoras;
• Para adequar a entrada de veículos em centros comerciais, ouvir os principais envolvidos, comerciantes e empresas transportadoras;
• Adequar as entregas em pequenos veículos com menor número de eixos, com no máximo 7 toneladas.
Minha prosa hoje é parabenizar as empresas transportadoras preocupadas em fazer um mundo mais
generoso, focadas na segurança e na evolução do homem. Desde que,
• Saibam os limites do homem, assim proporcionam treinamento específico aos seus colaboradores no trato com os demais, cortesia no trânsito e no manuseio de cargas.
• Reconheçam os limites de
seus equipamentos, portanto inspecionam periodicamente todos equipamentos de
trabalho.
• Invistam em caminhões e
carrocerias com formato ergonômico, tamanho adequado ao produto e ao peso, para
agilizar a carga e descarga em segurança.
• Respeitam os acidentes e
aplicam com severidade as normas de segurança, respeitam horários, peso e rotas
de caminhões.
Portanto são essas empresas
que parabenizo, as que sabem o valor de cumprir normas de segurança,
legislação, horários e valoram a seriedade de um contrato, são essas empresas
transportadoras que se tornam as verdadeiras parceiras de seus clientes.
Falei e disse!
Carlão,
seu amigo correndo caminhos,
Vias expressas são rotas de caminhões por excelência
Vias expressas como marginais, estradas ou autoestradas, são corredores que permitem o trânsito livre para veículos leves ou ao transporte pesado, articulados ou não, entre centros produtores, comerciais e ou consumidores. Portanto, são vias com a missão de interligar bairros, cidades, regiões ou estados entre si, que determinam a vida, a liberdade e o futuro de uma nação, ademais de, são soberanas como valor estratégico de um país.
Vamos viajar um pouco pela autoestrada americana Interestadual 40, em pleno deserto, entre os estados do Arizona e Novo México. Um referência que não podemos perder de vista.
Estacionamento “Truck Stop” - Little Rock, Arkansas – by John vollrath
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- Caminhoneiros, atenção com os fortes ventos!
- Carga especial - Endeavour, onibus espacial
- Carga especial - Pedra de 340 toneladas
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