...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Rotas de caminhões no trânsito urbano

São vias urbanas (ruas ou avenidas) previamente estudadas e definidas como tal, que interligadas entre si com acessos para o trânsito livre ou com restrições, aos quais podemos denominá-las como “rotas ou corredores de caminhões”.
São vias urbanas (ruas ou avenidas) previamente estudadas e definidas como tal, que interligadas entre si, com acessos, permitem o trânsito livre ou com restrições, aos quais podemos denominá-las como “rotas ou corredores de caminhões”.

Vias expressas são rotas de caminhões por excelência - (para ver as fotos em forma de slide, de um clique em cima de qualquer uma delas)


Vias expressas como marginais, estradas ou autoestradas, são corredores que permitem o trânsito livre para veículos leves ou ao transporte pesado, articulados ou não, entre centros produtores, comerciais e ou consumidores. Portanto, são vias com a missão de interligar bairros, cidades, regiões ou estados entre si, que determinam a vida, a liberdade e o futuro de uma nação, ademais de, são soberanas como valor estratégico de um país.

Sem caminhões a economia de uma cidade pode entrar em colapso 

A maioria das cidades dependem economicamente dos caminhões, portanto são prioritários para escoar a sua produção agrícola, industrial, comercial ou por escoarem a demanda de portos.

É sabido também que algumas cidades nascem e sobrevivem ao redor de alguma estrada, tornando-se estratégicas nos serviços prestados, abastecimento dos caminhões e descanso de seus motoristas.

Assim na área urbana, caminhões precisam de ruas ou avenidas que permitam eventuais ultrapassagens ou manobras, e de bons estacionamentos para acomodá-los.

Mas, qualquer cidade por mais modesta que seja seu tamanho, necessita definir caminhos específicos aos caminhões, sob pena de a qualquer momento a cidade, involuntariamente, ter suas vias de trânsito "engarrafadas" no direito de ir e vir dos demais.

Portanto o trânsito requer especial atenção, com sinalização específica tanto para os caminhões como seus habitantes.

Exemplos de Rotas de caminhões

Entendemos que os exemplos de Nova York não servem para Los Angeles, nem tão pouco para Paris, Tokyo, Lausanne, Roma, ou Aquidauana e Campo Grande, devido ao clima, a cultura e a legislação. Cada cidade tem peculiaridades diferentes, por exemplo, NY é uma cidade concentrada numa pequena área, e LA é uma cidade de incontáveis atividades econômicas espalhadas numa grande área.


Portanto, nosso Brasil com sua fronteira agrícola expandindo-se dia a dia, e com portos marítimos de norte a sul, ou seja, de Belém a Porto Alegre, possui diferenças climáticas irreconciliáveis, com estradas cansadas de tapa-buracos, necessitam de estradas focadas na segurança do “rei da estrada”.

Da mesma forma, cabe a cada cidade elaborar estudos técnicos e prévios de acordo com suas peculiaridades e criar o seu próprio modelo de rota de caminhões com horários focados no bem comum de seus habitantes.

Dicas que ajudam a definir rotas de caminhões

Para se escolher ou determinar rotas de caminhões, requer que saibamos os benefícios e potenciais transtornos com a passagem dos mesmos em determinadas vias públicas.

Benefícios com a presença de caminhões

Com os caminhões se mantém viva a dinâmica de uma cidade, tanto para levar como para trazer novos produtos, assim tornam-se importantes porque as cidades escoam a sua riqueza.
• Hospitais são abastecidos com produtos básicos de saúde;
• Mercados são abastecidos com produtos alimentícios;
• Indústrias são abastecidas com insumos básicos;
• Comércio é abastecido com bens de consumo;
• E as cidades portuárias tem nos caminhões uma das molas propulsoras de sua rotina.

Transtornos com a passagem de caminhões

Mas, não podemos descartar os potenciais problemas ambientais presentes com a presença de caminhões.

Caminhões são veículos grandes e por onde trafegam, em via de regra contaminam o meio ambiente com poluição sonora, orgânica e química, vejamos,

• São barulhentos

Ao propagar ruídos, distorcem a acústica das residências causando o sofrimento da população, principalmente aos que sofrem de Misofonia. Um estresse desnecessário que pode ser evitado.

• Gotejam resíduos de óleo

Ao contaminar as vias públicas, deixam as estradas e avenidas escorregadias e sujeitas a acidentes, além dos resíduos irem para os bueiros e córregos com consequências irreversíveis a natureza.

Eliminam monóxido e dióxido de carbono

Contaminam a atmosfera com gases venenosos que provocam doenças respiratórias e quando a saída do escapamento está direcionado ao solo, levantam toda espécie de resíduos sólidos, contaminando ainda mais o ar. Poluição desnecessária, que envelhece o patrimônio público e enfraquece os habitantes.

Há limites de peso para cada tipo de caminhão

Caminhões no trânsito, principalmente quando em excesso de peso, podem causar a trepidação no solo, que geralmente danificam pisos provocando rachaduras, infiltração de água e a consequente erosão no piso de rolamento e no solo.

Com a trepidação, ainda existe a possibilidade de danificar a estrutura de imóveis, que causam rachaduras, ou até causar trincas em tubulações subterrâneas como água, esgoto, gás, ou de produtos químicos existentes em vias públicas.

Questões que podem ajudar a definirem rotas de caminhões

Para se criar rotas de caminhões dentro de áreas urbanas, primeiro deve-se fazer alguns questionamentos.
• Quais são as condições de nossas ruas, avenidas ou autoestradas?
• Estão preparadas para receber caminhões?
• A cidade tem estacionamentos exclusivos para caminhões?

Identificar pontos de interesse dos caminhões

• Estacionamentos,
• Empresas transportadoras,
• Locais de abastecimento e de manutenção de caminhões,
• Locais de entrada e saída de caminhões (entrega e saída de mercadorias)

Identificar santuários de silêncio, pontos de interesse dos habitantes

Sierra Blvd - City of Fontana, CA
• Hospitais,
• Residências,
• Escolas,
• Bairros turísticos;
• Vias de interesse histórico (casarões, museus, teatros e etc.,)
• Centros comerciais.

Mapa da cidade para determinar possível rota em área urbana

• Marcar em vermelho, zonas de silêncio;
Cidade de Santos - SP
Uma das mais belas cidades
turísticas do litoral brasileiro.

Com o sitema viário
dedicado aos pedestres!
• Marcar em verde, locais de interesse de caminhões.

Identificar saídas de estradas

• Saídas de estradas, geralmente é o ponto inicial de uma rota urbana de caminhões.

Itens que devem ser conhecidos antes de iniciar o desenho de uma rota urbana de caminhões

• Qual é a altura de pontes, viadutos, túneis se houver, pórtico de entrada e passarelas, que necessitarão de sinalização específica.

• Quais são os cruzamentos ferroviários? Se houver necessitará de um volume maior de sinalização específica.

• Qual é a capacidade das pontes e viadutos para suportar o peso de caminhões? Se houver necessitará laudo técnico.

• Quais são os horários de pico e menor movimento em centros comerciais? Necessitará contagem técnica.

• Quais são as leis que regulamentam o manuseio e transporte de produtos químicos dentro da cidade que está planejando sua rota de caminhões?

• Há linhas aéreas de eletricidade em baixa altitude?

• Há árvores ou coberturas de pontos de ônibus salientes da calçada para dentro da via estudada? Se houver árvores necessitará poda, caso haja alguma cobertura saliente necessitará remoção.
Cidade de Santos - SP
Uma das mais belas cidades
turísticas do litoral brasileiro.

Itens impeditivos para viabilização de uma rota de caminhões

• Vias estreitas;
• Vias históricas;
• Vias turísticas;
 Altura de pontes, viadutos, pórticos, passarelas e túneis;
• Laudos técnicos de pontes e viadutos com a capacidade para suportar peso;
• Linhas aéreas, haverá custos para remanejamento;
• Tubulações de alto risco, sujeitos a trepidação.
Cidade de Santos - SP
Uma das mais belas cidades
turísticas do litoral brasileiro.
Com o sitema viário
dedicado aos pedestres!

Vantagens de haver rotas de caminhões

• Segurança para os habitantes (pedestres e motoristas);

• Limites de velocidade;

• Disciplinar o trânsito;

• Respeito a cidadania e a urbanização;

• Proteção ao meio ambiente;


• Sentido de ordem dentro de uma cidade;

• O motorista profissional e as empresas transportadoras são os grandes beneficiados;

• Com a definição das rotas, os produtos químicos ficam mais visíveis a vigilância;

• Autoridades de segurança, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ambulâncias, Polícia e órgãos de trânsito podem reforçar a qualidade dos serviços.


Onde se aplica uma rota de caminhões?

• Qualquer cidade por mais modesta que seja seu tamanho, necessita definir caminhos específicos aos mesmos, sob pena de a qualquer momento a cidade, involuntariamente, ter suas vias de trânsito "engarrafadas", isto é, inviabilizadas no direito de ir e vir da população.

• Com a entrada de apenas um caminhão dentro da área urbana, é sinal de que a porta está aberta e outros virão, portanto é a regra básica, para qualquer cidade organizar e ajustar o seu sistema viário aos caminhões.

• Quando uma via pública não está definida como rota de caminhões, porém há um ponto de interesse de caminhões, desde que seja comprovado e definido para entrega, ou a coleta de mercadorias, com documentos comprovatórios, essa via está automaticamente habilitada a passagem do veículo, com o tamanho adequado ao local, porém o bom senso diz, evitar ao máximo a carga, descarga ou o estacionamento em via pública.

Como viabilizar o acesso de caminhões em ruas estreitas, pontes, viadutos baixos, centros comerciais ou a zonas de silêncio, que não comportam veículos grandes, pesados e barulhentos?


• Para adequar a entrada de veículos em centros comerciais, ouvir os principais envolvidos, comerciantes e empresas transportadoras;

• Adequar as entregas em pequenos veículos com menor número de eixos, com no máximo 7 toneladas.

• E de preferência estabelecer entregas em horários de menor fluxo de atividades comerciais.


Opinião do Carlão

Minha prosa hoje é parabenizar as empresas transportadoras preocupadas em fazer um mundo mais generoso, focadas na segurança e na evolução do homem. Desde que,


• Saibam os limites do homem, assim proporcionam treinamento específico aos seus colaboradores no trato com os demais, cortesia no trânsito e no manuseio de cargas.

• Reconheçam os limites de seus equipamentos, portanto inspecionam periodicamente todos equipamentos de trabalho.

• Invistam em caminhões e carrocerias com formato ergonômico, tamanho adequado ao produto e ao peso, para agilizar a carga e descarga em segurança.

• Respeitam os acidentes e aplicam com severidade as normas de segurança, respeitam horários, peso e rotas de caminhões.

Portanto são essas empresas que parabenizo, as que sabem o valor de cumprir normas de segurança, legislação, horários e valoram a seriedade de um contrato, são essas empresas transportadoras que se tornam as verdadeiras parceiras de seus clientes.

Falei e disse!



Carlão,
seu amigo correndo caminhos,














Vias expressas são rotas de caminhões por excelência

Vias expressas como marginais, estradas ou autoestradas, são corredores que permitem o trânsito livre para veículos leves ou ao transporte pesado, articulados ou não, entre centros produtores, comerciais e ou consumidores. Portanto, são vias com a missão de interligar bairros, cidades, regiões ou estados entre si, que determinam a vida, a liberdade e o futuro de uma nação, ademais de, são soberanas como valor estratégico de um país.

















Vamos viajar um pouco pela autoestrada americana Interestadual 40, em pleno deserto, entre os estados do Arizona e Novo México. Um referência que não podemos perder de vista. 

 

Estacionamento “Truck Stop” - Little Rock, Arkansas – by John vollrath

 

O que são rotas de caminhões no trânsito urbano?
Por Wilson Candeias

Poderá gostar de conhecer também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário