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NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

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O que significa dirigir na banguela?

transmissão é parte fundamental de um veículo, e nesse sistema temos a caixa de câmbios, com várias engrenagens de tamanhos diferentes que determinam a velocidade de um veículo.


A engrenagem mais pequena, por conter menos dentes, significa que ela gira ao seu redor em mais velocidade, e por sua vez a engrenagem maior, por conter mais dentes, para completar o giro ao seu redor é mais lento.

Os dentes das engrenagens em sua circunferência, são utilizados para atuarem conectados a potência do motor.

Assim quando a alavanca de câmbio nos mostra a letra “N”, a velocidade está Neutra, isto é, isolada da potência do motor, significa que esses dentes não estão agarrados, é o mesmo que as engrenagens da caixa de câmbios não tivessem dentes.
Agora ficou fácil com a associação da palavra “banguela” que no jargão popular significa uma pessoa sem dentes. Portanto dirigir na "banguela", também conhecida como conduzir em "Ponto MORTO", significa dirigir com o carro desengrenado, e isolado da potência do motor.

Se o veículo está estacionado o freio de mão deve estar puxado, para que o veículo mantenha-se parado, portanto, deixa-lo en ponto morto está correto.
Agora se o veículo estiver em movimento e a alavanca está em "Ponto Morto", nesse momento o peso do veículo está alterando a força de gravidade jogando-o mais para a frente, assim dando mais força a ela, portanto uma forma irregular de conduzir, pois o condutor perde totalmente os recursos que a força motor exerce sobre o veículo. Em síntese, o veículo está praticamente entregue a própria sorte.
Não há nenhuma vantagem em atuar dessa maneira, o condutor na ânsia por economizar, equivoca-se, pois a maioria dos veículos têm injeção eletrônica, e essa prática além de aumentar o consumo, sobrecarrega o sistema de freio mecânico, assim não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo numa parada mais brusca. 

No final o condutor está colocando a sua própria vida e dos demais em “SPIN”.
E também é bom levar em conta que de acordo com o artigo 231 do CNT, é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto andar em ponto “morto/banguela” é uma infração leve.


Vídeo com subtítulos em espanhol

Transmissão aberta

As imagens nos dizem muito

Transmissão para os mais exigentes
Vídeo / aula - funcionamento da Transmissão VW "Jetta DSG 6M" para alto torque por Prof. Melsi Maran

Opinião do Carlão
Não entra na minha cabeça, é o cidadão comprar um veículo com os recursos da transmissão e inutilizá-los.
Depois não sabe porque a garage fica suja de óleo por todos os lados.
Atualmente muitas e muitas inovações foram introduzidas a partir das experiências nos veículos de Formula 1 e em outras categorias.
Deixar o veículo na banguela infelizmente é uma cultura, que vem sendo transmitida de pai para filho, dos tempos em que os veículos não possuiam o motor de arranque, não tinham direção hidraulica e tudo era no braço, além de serem ligados por manivela. E que "mico" ver os caras metendo bronca na manivela, como era engraçado! Está rindo ehh, e quem não acreditar, pergunte aos vossos tios e avôs.
O cidadão se julgava "o bonitão" tirar vantagem do motor desligado, e depois pegar no tranco! Hoje todos veículos tem "direção hidraulica", e com essa prática de andar em ponto morto, se rompe o selo de proteção, assim começa a sofrer vazamentos de óleo, portanto vai sair bem mais caro do que a suposta econômia de gasolina.
O que é pior, é um retrocesso na forma de dirigir, é como estar dirigindo nos anos 30, 40 ou 50. Digamos que é um condutor "old fashion", ou você já viu um piloto de Formula Um, andar com o motor desligado ou em ponto morto, para depois pegar no tranco?
Com certeza absoluta, essa errônea cultura, não é utilizada em países mais desenvolvidos.
O "bonitão mesmo" é ir reduzindo as marchas até a parar o veículo, sem pisar uma vez sequer no freio.

Falei e disse!
Carlão,


Vosso amigo correndo caminhos!

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 Devagar, pois sempre precisamos de algo

2 comentários:

  1. Olá Wilson. Mais um como sempre ótimo assunto postado em seu Blog. Gostei muito de lembro-me muito bem disto. Informo que postei no meu Twitter e no Google+. Quando for mexer nos meus vou colocar um link deste e do outro sobre a próstata. Abração. Néveo.

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  2. Sr. Carlão,
    Por muito pouco não conheci as manivelas, mas meu tio gostava de contar vantagem que era o melhor motorista da rua, andava em ponto morto e depois pegava no tranco, nos dias de festa junina, ele enfeitava o jipe com bambus com bandeirinhas e enchia de criançada, iamos todos empinhados. Para nós crianças era muito divertido, nunca imaginava que corriamos tanto perigo!
    Penso que hoje, jamais devemos cometer esses mesmos erros.
    Seu Néveo também gosto muito deste bloge, e gosto de participar, Alemão

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