...
NÃO IMPORTA QUEM SOMOS PEDESTRES, PASSAGEIROS, CICLISTAS, MOTOCICLISTAS OU MOTORISTAS ▬ TODOS NÓS DEVEMOS ESTAR ATENTOS E EXERCER A SEGURANÇA QUANDO ESTAMOS NO TRÂNSITO.

Seguidores

Contato de três pontos - Ajudam a evitar quedas

A maioria das pessoas tem em casa ou no local de trabalho pelo menos uma escada, ou simplesmente alguns degraus para subir diariamente.
No lar, nas empresas, nos caminhões, ou nos equipamentos pesados os degraus estão ali na nossa frente, um obstáculo que estamos tão acostumados com eles, que já fazem parte do nosso cenário e não damos a devida importância ao mesmo.
Assim que seria interessante conhecer o “contato de 3 pontos”.
Ou seja, o contato de 3 pontos é definido como sempre tendo um pé e duas mãos ou uma das mãos e dois pés, nos degraus de uma escada ou nos degraus de um equipamento.

O motorista que assinou como Renato, nos escreveu dizendo que, ao parar no acostamento e ao descer de seu caminhão, quando colocou o pé no chão, torceu o tornozelo e devido a falha no asfalto, sofreu uma queda e seu corpo foi parar no meio da estrada. E acrescenta, foi por muito pouco.
Conseguimos este exemplo de uma companhia do Estado de Ohio de misturadores de concreto, que nos diz muito, realizou uma análise ao nível da empresa numa frota de 300 motoristas, encontrando 24.000 potenciais acidentes nos seus caminhões por dia.
Estes cálculos foram baseados em 10 movimentos para cada uma das 6 cargas diárias de concreto, mais outras 20 vezes em movimentos adicionais diários por cada motorista, elevando-se assim ao total de 24.000 potenciais acidentes.
Acrescenta também que um operador do misturador de concreto pode fazer muito mais movimentos potenciais de acidentes que vão somando-se rapidamente o número de potenciais acidentes.

E o consultor Dan Cieslak da Cia de Seguros Westfield, Orlando, Florida. Com 37 anos de experiência nessa área de transportadoras, garante que a nível nacional norte-americano dos acidentes em quedas são ao redor de 15% de todas as mortes nos EUA, e que só é superado pelos acidentes automobilísticos. Acrescenta ainda, que  70% de todas quedas nos locais de trabalho em degraus, ocorreram no primeiro degrau.
Ser extremamente cuidadoso durante condições meteorológicas adversas.
Manter sempre em mente estes fatores para ajudar a prevenir lesões causadas por quedas:
• Nunca esquecer o “contato de 3 pontos”.
• Nunca saltar de uma escada, muito menos do último degrau.
• Sempre olhar para o chão antes de pisar mais abaixo.
• Ser extremamente cuidadoso durante condições meteorológicas adversas.
• Sempre subir ou descer pela frente da escada ou do equipamento.
• Esteja seguro de que o veículo está parado e com os freios de estacionamento.
• Antes de qualquer escalada, observar as superfícies se estão com lama, graxa, ou alguma ferramenta, brinquedos ou quaisquer outros perigos.
• Nunca tente subir ou descer com "tudo" em suas mãos.
Empresas considerem o uso de decalques de advertência ou sinais de lembrete “contato 3 pontos”, onde há degraus ou em equipamentos.
Fonte:
BNSFnorma técnica– S-1.4.6.

Um comentário: