
Inaugurada em
31 de março de 1889, foi planejada e construída como uma estrutura temporária
para dar um toque especial como portal de entrada na Exposição Mundial de 1889,
realizada entre 6 de maio a 31 de outubro desse ano, para marcar a data do
centenário da Revolução Francesa em Paris (Queda da Bastilha).
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Foi considerada uma estrutura revolucionária para sua época, porém, assim como todos os pavilhões da Exposição Mundial foram demolidos, também deveria ser demolida, porém serviu para pesquisas meteorológicas, e tamanha foi a discussão “desmancha não desmancha” de prós e contras em torno dela, que graças ao bom senso do povo parisiense não foi demolida.
Hoje, a Torre Eiffel como um passado presente, pertence a grandeza dos valores e sentimentos que fortalecem ainda mais a história do povo francês.
O ideal é visita-la no seu ponto mais alto, e, no período da tarde
quando existem poucas nuvens, a vista panorâmica da cidade de Paris é de tirar
o fôlego.
A primeira
plataforma, está situada a 57m de altura, possui 4415m2, reformada
recentemente, é praticamente nova, e oferece uma bela e atrativa vista da
cidade, seu acesso, além do elevador, poderá ser feito pelas escadas, está de
piso novo e de vidro, que permite ver a complicada estrutura da torre.
Nesse
andar, há um filme de orientação institucional sobre a torre, possui vários
restaurantes, e bares, mas para ascender direto ao topo, deve-se esperar pelo
elevador.
Na lateral
externa dessa plataforma, foram gravados 72 nomes de figuras ilustres da
história francesa, entre filósofos, matemáticos, engenheiros e cientistas.
Com um panorama
deslumbrante a segunda plataforma, está a 115m de altura, possui 1430m2,
tem butiques, cafés, lanchonetes, e, em 1983, foi entregue ao público um
restaurante temático dedicado ao escritor romancista Júlio Verne, novamente reformado
e entregue ao público em 22 de fevereiro de 2007.

O acesso é servido por elevadores na coluna sul, e exclusivos, não param na primeira plataforma e nem vão ao topo, e, descer pela escadaria até a primeira plataforma é uma verdadeira maratona.
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A terceira plataforma está situada a 276m de altura, e com a instalação da antena e o mastro da bandeira no seu topo, elevou-se para 324m de altura, possui 250m2 com 2 pisos, acessíveis apenas por elevadores.


Mas a terceira
plataforma, também esconde um minúsculo apartamento — que pertenceu ao seu
construtor Alexandre Gustave Eiffel, decorado a seu gosto, recusou ousadas
ofertas para aluga-lo, ou vende-lo.

Na cena, típica do século XIX, os utensílios pertenceram ao Senhor Eiffel, há um pequeno armário, tapetes, duas poltronas de veludo, papel burguês nas paredes e três quadros pendurados, um representa o viaduto Garabit, o outro é a

Nota-se que o
ambiente era bem maior e retangular na época, hoje está menor em favor de
outras instalações de interesse da França.
A Torre Eiffel pode se afastar!

No ano de 1999, durante uma forte tempestade, ocorreram ventos de 240kph, e houve um afastamento de 13cm.
Mas, Gustave Eiffel e sua equipe em seus estudos permitiram uma variação de até 70cm. Assim a Torre Eiffel vai resistir as intempéries por um longo tempo!
Torre
Eiffel – História
Um
desafio da era industrial - A origem do projeto
Cada
civilização tem pelo menos tentado construir uma obra mais elevada e o mais
alto possível, o desafio da gravidade é algo instintivo como sinônimo de poder.
Mas esta corrida tem seus limites, tais como os materiais de construção.
Até a era pré-industrial
o único material capaz de suportar cargas pesadas inerentes a grandes e altos
edifícios eram de pedra, principalmente de granito conhecido pela sua
resistência e força.
Porém, com a
entrada da era industrial, tudo mudou. O aparecimento do metal como um material
aplicável à construção de edifícios diminuiu o peso da própria construção, e é
natural que novas hipóteses foram surgindo, abrindo grandes possibilidades para
o campo de arquitetura.

Em 1884, o negócio de construção de pontes de Gustave Eiffel estava prosperando, com muitos projetos, várias obras em aberto. Ele havia projetado pontes, estações de trem, postes, e até mesmo a estrutura interna da estátua da liberdade.
Sua empresa trabalhava com um grande número de funcionários, hierarquia rígida, onde os homens mais experientes dirigiam os serviços.
Entre o ano de 1884 até 1886, período em que o Senhor Gustave Eiffel definiu sua vida e de sua empresa, período e local onde a torre realmente começou.
Uma ideia que se transformou em projeto - a construção de uma Torre com
mais de 1.000 pés de altura, ou seja, com mais de 300m de altura.
Em 1884, o negócio de construção de pontes de Gustave Eiffel estava prosperando, com muitos projetos, várias obras em aberto. Ele havia projetado pontes, estações de trem, postes, e até mesmo a estrutura interna da estátua da liberdade.
Entre o ano de 1884 até 1886, período em que o Senhor Gustave Eiffel definiu sua vida e de sua empresa, período e local onde a torre realmente começou.

Assim o projeto
da Torre Eiffel, representou um avanço para a época, pois, enquanto os
arquitetos pensavam em planos para construir uma torre, os engenheiros estavam
também olhando para diferentes técnicas de forjamento e a rebitagem, inclusive
possíveis diferentes metais alternativos para a construção.
A
origem da Torre
Maurice
Koechlin era o líder de projeto do escritório da empresa de Eiffel. Émile
Nouguier era o líder do setor de métodos, encarregado de estabelecer o
detalhamento na construção das estruturas de pontes e edifícios.
O concurso sobre o portal de entrada da Exposição Mundial, já havia sido lançado pelo Ministério da Industria e Comércio da França na comunidade mundial, e o tempo já estava correndo.
Havia algumas ideias em andamento, por exemplo um projeto em forma de pirâmide, no entanto Gustave Eiffel se recusa a fazer, mas encoraja-os a prosseguirem os seus estudos sobre este assunto. Ele disse que tinha em mente construir uma torre como portal de entrada da exposição.
O concurso sobre o portal de entrada da Exposição Mundial, já havia sido lançado pelo Ministério da Industria e Comércio da França na comunidade mundial, e o tempo já estava correndo.
Havia algumas ideias em andamento, por exemplo um projeto em forma de pirâmide, no entanto Gustave Eiffel se recusa a fazer, mas encoraja-os a prosseguirem os seus estudos sobre este assunto. Ele disse que tinha em mente construir uma torre como portal de entrada da exposição.

Foi assim que Maurice
Koechlin, em 06 de junho de 1884, apresentou um primeiro rascunho.
Eiffel não se entusiasmou, mas o arquiteto Stephen Sauvestre, (nome que não aparece nos registros técnicos), rabiscou em cima do mesmo, tudo aos olhos de Eiffel, abriu mais os pedestais e bases de alvenaria, adicionou arcos em cima na inclinação dos pilares, interligou as duas plataformas, uma no meio da junção e a outra na junção dos pilares.
Juntou uma terceira plataforma de manutenção na zona dos arcos superiores que asseguram a resistência da base.
Monsieur Sauvestre também mudou um pouco a estética, adicionando um campanário no topo. Agora deixou de ser mais um projeto de engenharia, mas um projeto arquitetônico que valorizava a Exposição Mundial, e esta foi toda a diferença aos olhos de Monsieur Eiffel. Foi assim que o projeto tomou forma, pensado por quatro cabeças, quando Monsieur Gustave Eiffel acreditou ter alcançado a ideia final, comprou os desenhos de seus funcionários, Messieurs Maurice Koechlin, Emile Nouguier e Stephen Sauvestre, e, em 18 de setembro de 1884, depositou a patente em seu nome, por esse detalhe a torre de 300 metros ficou em seu nome.
Eiffel não se entusiasmou, mas o arquiteto Stephen Sauvestre, (nome que não aparece nos registros técnicos), rabiscou em cima do mesmo, tudo aos olhos de Eiffel, abriu mais os pedestais e bases de alvenaria, adicionou arcos em cima na inclinação dos pilares, interligou as duas plataformas, uma no meio da junção e a outra na junção dos pilares.
Juntou uma terceira plataforma de manutenção na zona dos arcos superiores que asseguram a resistência da base.
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Monsieur Sauvestre também mudou um pouco a estética, adicionando um campanário no topo. Agora deixou de ser mais um projeto de engenharia, mas um projeto arquitetônico que valorizava a Exposição Mundial, e esta foi toda a diferença aos olhos de Monsieur Eiffel. Foi assim que o projeto tomou forma, pensado por quatro cabeças, quando Monsieur Gustave Eiffel acreditou ter alcançado a ideia final, comprou os desenhos de seus funcionários, Messieurs Maurice Koechlin, Emile Nouguier e Stephen Sauvestre, e, em 18 de setembro de 1884, depositou a patente em seu nome, por esse detalhe a torre de 300 metros ficou em seu nome.
Base
de Cálculos

Os
planos
Os planos foram traçados rapidamente com a ajuda de mais 50 engenheiros e designers que executaram quase 5.300 desenhos, descrevendo-a como um monumento e a maior precisão possível.
O concurso

Em setembro de 1884, após o registro da patente ser apresentado, e cronogramas prontos, em seguida, começa a fase de detalhamento. O primeiro problema para construí-lo, foi obter as permissões.
Para Eiffel a resposta era óbvia, devia estar no Champs de Mars, Paris, e servir como portal de entrada para os visitantes da Expo Mundial, que iria se realizar em 1889. Portanto, com seus planos nas mãos, Eiffel estava confiante para ganhar este concurso.
Entretanto,
Edward Lockroy, Ministro da Industria e Comércio, recebeu 107 propostas, e em
12 de maio de 1886, formou uma comissão para estudar e avaliação da execução do
projeto, composta pelas seguintes personalidades:
O ministro de Comércio e
Indústria (presidente), J. Alphand (ação do diretor Cidade de Paris), o Sr. G.
Berger (ex-comissário da International Expositions), o Sr. E. Brown (arquiteto,
professor da Escola de Belas Artes), o Sr. Ed. Collignon (engenheiro-chefe de
Pontes e Estradas), o Senhor V. Contamin (professor da Ecole Centrale), o Sr.
Cuvinot (senador), o Senhor Hersent (Presidente da Sociedade de Engenheiros
Civis), Hervé-Mangon (Membro do Instituto), o Senhor Ménard-Dorian (MP) Senhor
Molinos (Administrador Forges e Siderurgia), Senhor Admiral (Diretor do Centro)
e Mr. Phillipps (Membro do Instituto).
Após estudo
detalhado desses 107 projetos, foram removidos uma grande quantidade, os mais grotescos, mas alguns eram concorrentes diretos do Senhor Eiffel, por
exemplo do Senhor Jules Bourdais (1835-1915), foi um projeto com a construção
de um farol gigantesco no seu topo.


No final, o
projeto Eiffel venceu a competição, mas não foi fácil, foi um dos projetos mais
plausíveis em relação aos demais.
O argumento de
que a Torre havia a capacidade de ser usada para experiências técnicas ou
científicas, pendeu a balança a favor de Eiffel graças as três plataformas em
que se pode armazenar equipamento científico, mas não era uma promessa vazia:
A torre realmente apoiou muitas experiências científicas, e ajudou a avançar significativamente a ciência no campo da aeronáutica, meteorologia, difusão, etc. Este argumento também ajudou a salva-la da destruição, 20 anos depois.
A torre realmente apoiou muitas experiências científicas, e ajudou a avançar significativamente a ciência no campo da aeronáutica, meteorologia, difusão, etc. Este argumento também ajudou a salva-la da destruição, 20 anos depois.
A
discórdia de sua construção

O movimento de personalidades da arte e da cultura desde logo se ergueu, exigindo a demolição pura e simples da torre, que consideravam um atentado ao bom gosto. Entre os muitos intelectuais franceses indignados, incluindo Charles Gounod, Charles Garnier e Alexandre Dumas protestaram vigorosamente contra o projeto e tentaram através da mídia, a opor-se a construção da Torre Eiffel.
Certo cidadão Senhor Guy de Maupassant escolheu para comer no restaurante da torre declarando que foi o único lugar em Paris, que não enxergava aquela estrutura monstruosa!

Nada conseguiram, uma vez que as taxas cobradas aos visitantes da torre geravam
grandes receitas de que a municipalidade não queria abdicar. Mais tarde, quando
a concessão de 20 anos do terreno para a exposição terminou, os críticos viram
nova oportunidade para exigir a sua demolição.
Eiffel recorreu
de novo à sua influência e persuasão e convenceu as autoridades que Paris tinha
grande necessidade de uma torre de comunicações, de um gabinete meteorológico e
de uma escola de estudos aerodinâmicos. Conseguiu assim manter de pé a sua
obra.
Ironicamente, o Senhor Eiffel passou os anos que se seguiram a evitar que a sua torre fosse
desmantelada.
O
detalhamento da obra está no Livro “La Tour de 300 M'Tres” de Gustave Eiffel


O primeiro item é um desenho de montagem, em seguida, projeta sucessivamente as fundações, enquadramento, instalações, montagem dos elevadores, a escada inferior, a primeira plataforma e cálculo de enquadramento.
Outras melhorias dizem respeito a 1900, como salas e restaurantes e o elevador Fives-Lille.
Elevadores de 1889 - Com ascensorista do lado externo
Elevadores atuais
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Apesar da maratona, as escadas são abertas e seguras apenas até a segunda plataforma.
.
Entrada ao elevador do Pilar Leste
O
contrato
O contrato foi
assinado em 08 de janeiro de 1887, praticamente 2 anos antes da abertura da
Expo Mundial. A assinatura do acordo que estabelece os termos de construção e
operação da torre, entre Edward Lockroy, Ministro da Indústria e Comércio,
Eugene Bin, o prefeito do Sena (em nome do a cidade de Paris) e Gustave Eiffel.
(clique em qualquer imagem para AMPLIAR)
Este acordo
prevê a localização da torre, que tinha sido objeto de longas discussões, o
cronograma de construção, e um andar obrigatório com espaço para experimentos
científicos, incluindo experiências militares, assim o calendário ficou extremamente apertado e,
principalmente para financiamento, uma vez que os subsídios do governo de meio milhão de
francos eram bem abaixo do dos 6 milhões e meio de francos, previstos em
contrato, portanto Eiffel teve o apoio de 23% e os 77% foi deixado aos seus
cuidados (recursos próprios e de agentes financeiros).
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Por força contratual, coube ao construtor a exploração da torre por um período de 20 anos, o que lhe permitiria não só o reembolso dos custos e o eventual lucro nos próximos anos, assim a Torre passou a ser propriedade da cidade de Paris, a partir de 31 de dezembro de 1909.
A construção da
torre durou um pouco mais de 26 meses e três dias.
A cerimônia de início da obra foi em 28 de janeiro de 1887, e o hasteamento da bandeira no topo aconteceu em 31 de março de 1889, e inaugurada com a presença do Príncipe de Gales que, posteriormente, se tornou o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Foi considerada a edificação mais alta do mundo até 1930.
A cerimônia de início da obra foi em 28 de janeiro de 1887, e o hasteamento da bandeira no topo aconteceu em 31 de março de 1889, e inaugurada com a presença do Príncipe de Gales que, posteriormente, se tornou o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Foi considerada a edificação mais alta do mundo até 1930.
Apesar de a
torre levar o nome Monsieur Gustave Eiffel, ele não foi o único a trabalhar
nela, a história narra por mais 3 arquitetos que trabalhavam em sua companhia, especializadas
em estruturas metálicas, Messieurs Émile Nouguier, Maurice Koechlin, e o arquiteto
esquecido Charles Léon Stephen Sauvestre.
O primeiro
grande trabalho foram as fundações e os alicerces dos pilares para apoiar o
conjunto de cada base da torre. Suas escavações duraram cinco meses, feito pelo
esforço de braços humanos. As estacas foram puxadas por por cavalos por muitas
vezes, algumas vezes por locomotivas a vapor.
Só não houve
dificuldades para a construção dos pilares 2 e 3, ao lado do Campo de Marte,
mas os pilares 1 e 4, 15 m mais profundos, por estarem próximo do Rio Sena, as
suas fundações foram feitas com ar comprimido, utilizando chapas de metal
prensado como invólucro das estacas 5 m abaixo de água.
A
montagem da estrutura metálica



Após a
conclusão da Torre, estimou-se o peso em aproximadamente 10100 toneladas.
Apesar das
obras serem concluídas em 31 de março de 1889, 35 dias antes do prazo para
inauguração da Exposição Mundial, 05 de maio de 1889, durante sua construção,
não houve a perda de um único trabalhador a se lamentar.

Mas mesmo assim, incluem na história da torre, um trabalhador que num domingo, andava com sua noiva na torre, que após a perda de equilíbrio, caiu. Esta morte terrível não pode ser atribuída ao próprio local da construção.
Com a altura
final de 300 metros, mas o seu tamanho foi aumentado para 324m, com a
instalação de antenas e a inauguração da estação de rádio francesa em 06 de
fevereiro de 1922.
Considerada a
maior estrutura metálica construída pelo homem até 1930, quando foi superada
pelo edifício Chrysler em Nova York.
A
concessão inicial - 1889-1909
Cerimônia
de inauguração

Assim que Gustave Eiffel içou a bandeira tricolor, todos desceram, e a cerimônia foi palco de discursos para honrar a França de orgulho e agradecimentos.

Os
trabalhadores propuseram que o senhor Gustave Eiffel recebesse o prêmio Grande
Oficial da Legião de Honra.
Na sequencia para encerrar foi servido mais um lanche, era o fim da inauguração.
Porém a torre
somente foi aberta ao público em 15 de maio de 1889, dia da inauguração oficial
da Exposição Mundial.
Na sequencia para encerrar foi servido mais um lanche, era o fim da inauguração.
Um
sucesso popular que perdura ...
Apesar da
campanha de difamação que sofreu antes de sua construção, e quando da abertura da
Exposição Mundial, foi um enorme sucesso popular.
O efeito da feira mundial foi importante para a torre, entre os 32 milhões de visitantes, 1 em cada 16 visitantes, foi ao topo da torre, ou seja 2 milhões de pessoas a visitaram entre 15 de maio de 1889, até o encerramento da exposição em 31 de outubro de 1889, numa frequência média de 12000 visitantes por dia.
O efeito da feira mundial foi importante para a torre, entre os 32 milhões de visitantes, 1 em cada 16 visitantes, foi ao topo da torre, ou seja 2 milhões de pessoas a visitaram entre 15 de maio de 1889, até o encerramento da exposição em 31 de outubro de 1889, numa frequência média de 12000 visitantes por dia.
Para os anos
seguintes, proporcionalmente não foi esse movimento, porém entre 1 e 2 anos de
operação o Senhor Gustave Eiffel liquidou todas as dívidas que a torre havia
gerado em seu nome, portanto, a renda dos anos seguintes, o levou a prosperar
economicamente.
Interesses científicos da torre
Interesses científicos da torre
Mas em 31 de
março de 1909, chegou ao final da administração por Gustave Eiffel e o desmonte
da torre por força contratual.
Entretanto, o interesse científico é o argumento final que salvou a Torre Eiffel de sua eliminação da cidade de Paris.
Entretanto, o interesse científico é o argumento final que salvou a Torre Eiffel de sua eliminação da cidade de Paris.

O sucesso que a
popularizou diminuiu, assim a torre ao longo dos anos vai se transformando como
de interesse científico.
Por sua vez, a
torre ia tornando-se essencial suporte para:
• A estação
meteorológica (1889 - Eleuthere Mascart)
• Uma antena
herzienne (1898 - Eugene Ducretet realiza uma comunicação telefônica entre a
torre e o Panteão)
• Antena de
telegrafia (1903 - Gustave Ferrié estabelece uma comunicação telégrafo sem fio)
Em 1909, o
Exército francês, através de seu porta-voz o General Gustave Ferrié, tornou-se
interessado em tecnologia de transmissão sem fio, foi assim que o ministro se sentiu pressionado para manter esta torre gigantesca de interesse para o
país.
Naquela época,
os testes ainda não são conclusivos, mas entre as exigências do exército e
outras aplicações civis, as autoridades entenderam que não deviam desmanchar a
torre, e, em 1910, o governo francês ampliou a concessão para mais 70 anos em
favor de Gustave Eiffel.
Um
triste acontecimento
Em fevereiro de
1912, um lamentável fato marcou a Torre Eiffel, um alfaiate chamado Franz
Reichelt, de Longjumeau, apresentou à imprensa uma roupa que supostamente faria
retardar a queda de um homem.
Exemplo de vestimenta que ficou chamada como
antecessora do paraquedas, feita sob a forma de uma combinação de tecido cortado
no modelo de asas de morcego.
No dia marcado às 8h da manhã, os jornalistas estavam ao pé da Torre Eiffel para ver a façanha do cidadão saltando da primeira plataforma, a 57m de altura e pousar lentamente no piso. A aterrizagem não saiu como planejado, e o Senhor Reichelt caiu violentamente contra o piso de Champ de Mars, causando sua morte instantaneamente.

No dia marcado às 8h da manhã, os jornalistas estavam ao pé da Torre Eiffel para ver a façanha do cidadão saltando da primeira plataforma, a 57m de altura e pousar lentamente no piso. A aterrizagem não saiu como planejado, e o Senhor Reichelt caiu violentamente contra o piso de Champ de Mars, causando sua morte instantaneamente.
A
Primeira Guerra Mundial – 1914 - 1918
Quando a
Primeira Guerra Mundial estourou, a torre havia sido construída há apenas 25 anos. Apesar do Senhor Eiffel administra-la na forma de concessão, a partir de 1909,
pertencia a cidade de Paris. Assim nos últimos anos, vários testes foram sendo feitos pelo
exército, que gradualmente a foi usando como ponto de apoio.


Neste ponto a
300m de altura no centro de Paris captava mensagens de longas distâncias e
proporcionou muitas vitórias na França. Conta a história que através da torre,
foram captadas mensagens particulares que levaram à prisão a espiã a serviço
do exército alemão Mata Hari. Seu nome era Margaretha
Gertruida Zelle, nasceu em Leeuwarden, 7 de agosto de 1876 — Vincennes, 15 de
outubro de 1917, conhecida mundialmente como Mata Hari, foi uma
dançarina exótica dos Países Baixos acusada de espionagem que foi condenada à morte por
fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.
Nesta guerra a
Torre Eiffel, tornou-se de grande interesse, pois provou a sua utilidade
e, especialmente como principal apoio nos avanços da radiodifusão e televisão, porém os baixos ingressos devido as restrições da guerra, a sua manutenção foi precária, sendo fortemente criticada pela imprensa.
O
período entre guerras - 1920-1939
Avanços
na Radiodifusão graças das antenas na Torre
Depois da
Primeira Guerra Mundial o uso da TSF - Telegrafia Sem Fios se espalhou pelo
mundo, porém só em 1920 foi configurada ao público, e bem depois, em 1921
que os primeiros programas de rádio foram transmitidos regularmente, porém em 06
de fevereiro de 1922, foi inaugurada oficialmente a "Rádio Tour
Eiffel", programa iniciado por Sacha Guitry, com o apoio do General
Ferrié, mas a Televisão somente chegou em 1925, o ano dos primeiros testes, porém as
emissões de sinais, somente foram disseminadas a partir de 26 de abril de 1935.

Uma exposição
inicialmente bastante simples, mas permitiu grandes obras em Paris, além do
acolhimento de milhares de visitantes.
Na ocasião,
vários edifícios parisienses foram melhorados;
O Trocadero Palace foi demolido, substituído pelo Palácio Chaillot, também construído o Tokyo Palace, a Torre Eiffel foi renovada com a remoção das
decorações da primeira plataforma e a instalação de uma nova iluminação, bem mais
eficiente.
Foi nesta ocasião que os 72 nomes ao redor desse andar ganharam relevo.
A
Segunda Guerra Mundial - 1939-1945


A história
conta que Paris ainda estava sitiada pouco antes da rendição alemã, e a Torre
Eiffel poderia ter sido derrubada em 1944, somente não foi pelo fato de que a
ordem nunca chegou, o que nos permitiu ainda tê-la até os dias atuais.
Após os norte-americanos instalaram no topo um radar para proteger toda a França.
Após os norte-americanos instalaram no topo um radar para proteger toda a França.
Desde
a Segunda Guerra Mundial até 1980 - 1945-1980
Avanços
na Transmissão Televisiva

Em 1953, foi enviado
ao ar a primeira transmissão em Eurovision, evento que permitiu que todos pudessem assistir a coroação da rainha Elisabeth II.
Em 1959, a
Torre Eiffel recebe uma nova antena, elevando o seu tamanho para 318.70 m para
324m.
Finalmente, em 2005, foi trocado por um novo transmissor TDT - Televisão Digital Terrestre.
Renovações
da torre
Em 1952, ela
recebeu um novo farol aeronáutico que substituiu o modelo “Mont Valerien”,
destruído durante a guerra.


As pinturas
foram realizadas a cada 7 anos desde inauguração da torre, com exceção na
primeira guerra mundial, mas foram reiniciadas após 3 anos.
Em 1980, das
1340 toneladas iluminadas, foram removidas muitas vigas desnecessários, em
seguida foram substituídos, escadas e elevadores que estavam se tornando
obsoletos.
Foram
adicionados recursos de segurança para lidar com a explosão de turistas dos
anos 80.
A renovação da
pintura cor de couro foi acompanhada de um tratamento anticorrosão em toda a
Torre, e, finalmente, a reforma do sistema de iluminação, composto de 352 projetores de sódio.


Em 1º de janeiro de
1980, também marcou o final da concessão de Gustave Eiffel, que faleceu em 1923
e vinha sendo operada por empresa que pertencia a sua família.
A nova empresa concessionária SNTE-Société Nouvelle d'Exploitation de la Tour Eiffel, que pertencia à cidade de Paris e um banco privado, operou até o ano de 2005. Após entrou em operação a SETE-Société d'exploitation de la Tour Eiffel.
Em 2011, a primeira plataforma foi reformada, as lojas foram modernizadas e instalado um novo piso de vidro que faz o divertimento dos turistas, e em fevereiro de 2015 foram instaladas duas turbinas eólicas com capacidade de gerar 10 MWh por ano.
A nova empresa concessionária SNTE-Société Nouvelle d'Exploitation de la Tour Eiffel, que pertencia à cidade de Paris e um banco privado, operou até o ano de 2005. Após entrou em operação a SETE-Société d'exploitation de la Tour Eiffel.
(clique em qualquer imagem para AMPLIAR)
Em 2011, a primeira plataforma foi reformada, as lojas foram modernizadas e instalado um novo piso de vidro que faz o divertimento dos turistas, e em fevereiro de 2015 foram instaladas duas turbinas eólicas com capacidade de gerar 10 MWh por ano.
Alguns
números e datas sobre a Torre Eiffel
O que torna a
Torre Eiffel ainda mais fantástica, e causa admiração ao trabalho de arte nela existente,
especialmente, porque todos sabemos pelo pouco tempo disponível para a sua construção,
comparados com os recursos de engenharia existentes hoje.
• Abertura do concurso: 1884
• Abertura do concurso: 1884
• Registro da
patente: 18 de setembro de 1884
• Número de
projetos concorrentes da Torre Eiffel: 107
• Formação da
comissão julgadora: 12 de maio de 1886
• Assinatura do
contrato de construção: 08 de janeiro de 1887
• Início da
construção: 28 de janeiro de 1887 (Fundações)
• Início da
construção: 1 de julho de 1887 (estrutura metálica)
• Greve dos
trabalhadores: outubro de 1888
• Total do tempo de construção: 2 anos, 2 meses e 5 dias
• Inauguração da torre – hasteamento da bandeira no topo: 31 de março de 1889 - 35 dias antes do prazo de inauguração
• Inauguração da torre – hasteamento da bandeira no topo: 31 de março de 1889 - 35 dias antes do prazo de inauguração
• Inauguração
oficial da Exposição Mundial: 31 de maio de 1889
• Período do
contrato de concessão: 31 de maio de 1889
• Período da
concessão: 20 anos – até 31 de dezembro de 1909
• Concessão
prorrogada por mais 70 anos: 1909 - 31/12/1979
• Inauguração
da estação de rádio: 06 de fevereiro de 1922
• Falecimento de Gustave Eiffel: 1923
• Encerramento do 2º período de concessão: 31 de dezembro de 1979
• Encerramento do 2º período de concessão: 31 de dezembro de 1979
=> Altura
inicial de projeto: 300m
=> Altura
inicial: 312m (chão ao topo com o mastro da bandeira)
=> Atual
Altura: 324m (do chão ao topo das antenas)
=> Altura da
primeira plataforma: 57m
=> Altura da
segunda plataforma: 115m
=> Altura da
terceira plataforma: 276m
=> Área do
terreno: 125 de cada lado = 15625m2
=> Área da
primeira plataforma: 4415m2
=> Área da
segunda plataforma: 1430m2
=> Área da
terceira plataforma: 250m2
=> Graus da
base dos 4 pilares curvos: 54º
=> Graus no
topo: quase 0º
=> Número de
rebites: 2.500.000
=> Número de
peças em ferro fundido em treliça: 18.038
=> Número de
degraus: 1710
=> Peso:
aproximadamente 10.100 toneladas, incluindo:
=> Peso de
estruturas de aço: 7300 toneladas
=> Peso da
pintura: 60 toneladas - renovada a cada 7 anos
=> Número de
engenheiros: 25
=> Número de
operários: 280
=> Número de
operários nas oficinas contratadas: ~300
=> Número de
projetores: 336
=> Número de
lâmpadas cintilantes: 20 000
=>
Transmissores de TV analógica: 6
=>
TNT-Turner Network Television: 48
=>
Transmissores de Rádios: 31
=> Número de
negócios instalados: 120
=> Custo da construção: indefinido, se sabe apenas que foram 23% de subsidio e 77% responsabilidade Senhor Eiffel.
Curiosidades sobre a Torre Eiffel
=> Palco das primeiras selfies
=> Foram
apresentados 107 projetos, entre eles, um em forma de regador, que seria útil
nos dias de mormaço. Outro em forma de guilhotina de 300 m de altura para
homenagear as vítimas do terror, período que marcou a revolução francesa.
Curiosidades sobre a Torre Eiffel
=> Palco das primeiras selfies
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Primeiras selfies |
=> O
adversário mais sério do Senhor Eiffel foi o arquiteto Jules Bourdais, defensor
intransigente de estilo tradicional, seu projeto era em alvenaria nos mesmos moldes em que
projetou o palácio de Trocadero, legado da exposição de 1878.
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Primeiras selfies |
=> A vitória
do Senhor Eiffel foi uma vindicação da estética da engenharia, um triunfo do presente
sobre o passado. A primeira batalha entre o ferro e a pedra tinha acabado.

=> A Torre
Eiffel está localizada no Champ de Mars em Paris, França, e é uma das estruturas
mais famosas e mais visitadas do mundo. Em qualquer situação, o melhor da torre é a
visão panorâmica de seu ponto mais alto.
=> O Senhor Gustave
Eiffel se divertia dizendo; “a torre
foi moldada pelas forças do vento".
=> Durante a
Exposição Mundial, o Senhor Gustave Eiffel comentou; "Eu deveria ter ciúmes da torre, é muito mais famosa do que eu".
=> Entre os
intelectuais indignados com a construção da torre, o senhor Guy de Maupassant
escolheu para comer no restaurante da torre declarando; foi o único lugar em Paris, que ele não enxergava
aquela estrutura monstruosa!
=> Estrategicamente a Torre Eiffel foi apenas um "adorno" na Exposição Mundial de 1889 - O tamanho e a grandeza da feira foi inigualável, lamentamos o seu desmanche.
=> Monarcas estrangeiros, como Grã-Bretanha, Itália, e Rússia ignoraram oficialmente a Exposição Mundial de 1889, justamente porque esta celebrava a revolução francesa, e como resultado apenas 16 dos 43 países convidados estavam presentes, porém a frequência foi três vezes maior do que a soma das exposições de 1855 e 1867.
=> Estrategicamente a Torre Eiffel foi apenas um "adorno" na Exposição Mundial de 1889 - O tamanho e a grandeza da feira foi inigualável, lamentamos o seu desmanche.
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=> Monarcas estrangeiros, como Grã-Bretanha, Itália, e Rússia ignoraram oficialmente a Exposição Mundial de 1889, justamente porque esta celebrava a revolução francesa, e como resultado apenas 16 dos 43 países convidados estavam presentes, porém a frequência foi três vezes maior do que a soma das exposições de 1855 e 1867.
=> A Exposição Mundial gerou para a França um lucro líquido de 8.000.000 de francos.
=> Visitantes da Exposição Mundial - 15/5/1889 – 31/10/1889: 32.000.000
=> O pórtico da Galeria das Máquinas foi projeto da Empresa de Gustave Eiffel - 1867
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=> O pórtico da Galeria das Máquinas foi projeto da Empresa de Gustave Eiffel - 1867
=> Ironicamente, o Senhor Eiffel passou os anos que se seguiram a evitar que a sua torre fosse desmantelada, portanto evitou que tivesse o mesmo destino de toda a exposição mundial.
=> A Torre Eiffel foi de vital importância para os militares franceses na 1ª Guerra Mundial, como base espiã para interceptar as mensagens dos alemães que procediam de Berlim, de codinome “H-21”, que disfarçadamente a chamavam de Mata Hari.
=> Da mesma forma a Torre Eiffel foi considerada estratégica e cobiçada pelos alemães na 2ª Guerra mundial, que a batizaram de "o ninho da águia”.

=> O Senhor Gustave Eiffel reservou a ele um espaço para ficar longe do barulho de uma cidade movimentada como Paris. Foi assim que, manteve um pequeno apartamento continuamente fustigado por ventos frios nos seus 285 metros de altura. Talvez seja esse o detalhe, que o fez receber algumas ofertas tentadoras para vender ou alugar o apartamento. Não aceitou a nenhuma delas.
=> Tamanha é a importância da Torre Eiffel no mundo moderno para o fluxo do turismo, que ela ganhou diversas réplicas, entre elas, na China (como portal do bairro Paris Oriental Tianducheng Hangzhou), em Las Vegas (Portal do Hotel Paris), e no Tennessee (Eiffel Tower Park, Paris).

O golpe: A Torre Eiffel foi vendida
Após a primeira guerra mundial, a torre estava muito mal conservada e os jornais estavam criticando diariamente tal situação.
Em 1925, um certo vigarista, falsário, e impostor envolvido com gângsteres, chamado Victor Lustig, austríaco, fluente em vários idiomas, tornou-se rico por negócios fraudulentos, procurado internacionalmente tanto na Europa, como nos Estados Unidos, que ao tomar conhecimento desses artigos, de alguma forma se apoderou de algumas folhas de papel para cartas do Ministério dos Correios francês.

Em 1925, um certo vigarista, falsário, e impostor envolvido com gângsteres, chamado Victor Lustig, austríaco, fluente em vários idiomas, tornou-se rico por negócios fraudulentos, procurado internacionalmente tanto na Europa, como nos Estados Unidos, que ao tomar conhecimento desses artigos, de alguma forma se apoderou de algumas folhas de papel para cartas do Ministério dos Correios francês.
Ele escreveu cartas para cinco empresários franceses, convidando-os para
uma reunião secreta em um hotel de Paris.
Quando os homens de negócios chegaram, um amigo de Lustig os levou para
uma sala privada, alegando ser Secretário do Sr. Lustig.
Os cinco empresários já estavam acomodados em uma grande mesa e esperaram pelo Sr.
Lustig.


O empresário de sorte que a ganhou com a oferta do valor mais alto foi André Poisson.
O Senhor Lustig recebeu seu dinheiro e confirmou que o Sr. Poisson, agora
era o proprietário da torre Eiffel.

Quando o Senhor Lustig percebeu que o Senhor André Poisson não contou a
ninguém, retornou a Paris. Acreditem ou não, ficou livre para vender a
Torre Eiffel pela segunda vez!
Lustig foi preso algumas vezes por outros crimes fraudulentos, e acabou morrendo na prisão de Alcatraz em São Francisco no ano de 1947.
Lustig foi preso algumas vezes por outros crimes fraudulentos, e acabou morrendo na prisão de Alcatraz em São Francisco no ano de 1947.
Alexandre
Gustave Eiffel – Sua vida e sua família

Um grande
admirador da literatura clássica, com uma vasta biblioteca de obras
encadernados em couro por Voltaire, Zola, Hugo, e outros. Ele publicou 31
livros e tratados que documentam seus inúmeros projetos e experimentos durante
sua vida.
Nasceu numa família considerada rica do século XIX, filho de pai alemão, um consagrado comerciante de tapeçaria em Dijon, o jovem Alexandre Gustave rejeitou seguir o comércio da família, ao se juntar ao exército da França aos 16 anos.
Nasceu numa família considerada rica do século XIX, filho de pai alemão, um consagrado comerciante de tapeçaria em Dijon, o jovem Alexandre Gustave rejeitou seguir o comércio da família, ao se juntar ao exército da França aos 16 anos.
Sua mãe além
ter sido a responsável por sua educação, também era proprietária de um negócio
de carregamento, armazenamento e entrega de carvão, que o ajudou a iniciar seu
próprio negócio, e os dois permaneceram muito próximos por toda a vida.
Gustave Eiffel
ficou devastado quando tentou casar-se com a filha de Madame de Grangent, e foi
recusado. Porém com o passar do tempo, conheceu e casou-se em 1862 com a
senhorita Marie Guadelet.
O casal teve 5 filhos e viveram por quinze anos felizes, quando Marie pegou pneumonia, desencarnando em 1887. Eiffel ficou novamente devastado, permaneceu viúvo em seus últimos 36 anos de vida.
O casal teve 5 filhos e viveram por quinze anos felizes, quando Marie pegou pneumonia, desencarnando em 1887. Eiffel ficou novamente devastado, permaneceu viúvo em seus últimos 36 anos de vida.

Graduou-se
arquiteto em 1855, École Centrale des Arts et Manufactures, sem perspectivas de
emprego em vista, Alexandre Gustave Eiffel, foi trabalhar com Charles Nepveu, um funcionário da
sociedade francesa de Engenharia Civil.

Em 1864, agora
casado se estabeleceu definitivamente em Paris, e arriscou-se com seu próprio
negócio, e ao longo de 20 anos passou por sua empresa obras importantes; pontes
e viadutos na França, diversas pontes ferroviárias em Portugal e Espanha, a
estrutura que sustentava a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e as menos
conhecidas pontes portáteis que ainda hoje atravessam muitos rios, nomeadamente
na América do Sul. Obras que o consagrou como construtor bem-sucedido.

Outro grande
projeto foi a construção da ponte de 262 pés sobre o rio Sioule, uma das pontes
mais altas do mundo na época. Nesse projeto permitiu a Eiffel testar três
inovações importantes, que mais tarde foram aplicadas na construção da Torre
Eiffel:
1 - Usou ferro forjado, mais flexível, e capaz de resistir a ventos fortes; em vez do pesado e frágil normalmente utilizado para pontes;
2 - Curvado nas bordas dos pilares, que eram geralmente quadrados ou retangular, para criar uma base estável mais durável;
3 - Desenvolveu um sistema conhecido como "lançamento", para mover mais facilmente peças individuais da ponte no lugar das gangorras.
1 - Usou ferro forjado, mais flexível, e capaz de resistir a ventos fortes; em vez do pesado e frágil normalmente utilizado para pontes;
2 - Curvado nas bordas dos pilares, que eram geralmente quadrados ou retangular, para criar uma base estável mais durável;
3 - Desenvolveu um sistema conhecido como "lançamento", para mover mais facilmente peças individuais da ponte no lugar das gangorras.
O Senhor
Gustave Eiffel possuía experiência, prestígio e a sólida situação financeira de
sua empresa, que foram sem dúvida itens determinantes na escolha do seu projeto para
a Exposição Universal.
Mesmo assim as autoridades da exposição consideraram prudente o Senhor Eiffel poupar dinheiro, para suportar os riscos envolvidos na construção e operação da torre.
Mesmo assim as autoridades da exposição consideraram prudente o Senhor Eiffel poupar dinheiro, para suportar os riscos envolvidos na construção e operação da torre.

O Senhor Eiffel recuperou praticamente todo o custo de investimento, entre o primeiro e segundo
ano após a abertura da torre. Depois vieram mais lucros adicionais como;
concessões de restaurantes, bilhetes do elevador, além das comissões que a fama
da torre trouxe para sua empresa – que o enriqueceram ainda mais.

Fundou a sua
própria empresa, quando em 1866 adquiriu uma oficina de construção metálica,
próximo de Paris.
Entre seus
principais projetos, registram-se;
• Galeria das
Máquinas para a Exposição Universal de Paris -1867
• Viaduto de
Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta
do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
• Cúpula do
Observatório de Nice.
• Ponte de D.
Maria Pia na cidade do Porto - 1876
• Ponte dupla
de Viana do Castelo em Portugal - 1877
• Estrutura interna - Estátua da Liberdade - New York - 1886
• Estrutura interna - Estátua da Liberdade - New York - 1886
• Mercado
Municipal em Olhão, Portugal
• Ponte
Ferroviária em Barcelos, Portugal
• Ponte
Rodoviária em Pinhão, Portugal
• Ponte de Fão,
Portugal
• Farol de
Salinópolis, Brasil
• Farol de São
Tomé em Campos dos Goytacazes, Brasil
• Catedral de
São Marcos de Arica, Chile
Vista panorâmica - terceira plataforma
Segredos da construção
Segredos em geral
L
Como os elevadores trabalham - 1
Como os elevadores trabalham - 2
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